A linguagem da fotografia estará em destaque, dia 6 de novembro pelas 11h00, no Mercado Municipal de Santiago do Cacém, com a cerimónia de atribuição dos prémios do V Concurso de Fotografia “Num Instante…um novo Olhar” e a inauguração da exposição “Viagem poema da planície, das serras e do mar…”. Nesta exposição, podemos entender o olhar dos fotógrafos que fizeram de imagens rimas e do Município poema.
As fotografias da exposição, que vai decorrer até 17 de abril de 2022, no Mercado Municipal, fazem parte do banco de imagens do Município de Santiago do Cacém e muitas são fruto do Concurso de Fotografia promovido pela Câmara Municipal nos últimos sete anos.
Os vencedores da V edição do concurso de fotografia “Num instante…um novo olhar”, promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, referente ao ano de 2020, foram:
1.º prémio foi atribuído à fotografia “Twilight” de Jorge Penedo.
2.º prémio foi para a fotografia “O amanhecer na Várzea do Parral” de Silvestre Santos.
3.º prémio foi entregue à fotografia “Ocean’s Beauty” de André Farinha.
Em edições anteriores a entrega destes prémios decorreria durante a realização da Feira do Monte, mas devido à COVID-19 houve a necessidade de alterar a data da realização do concurso e da entrega de prémios.
A V edição do concurso decorreu durante o período de 1 de setembro e 16 de novembro de 2020, e os vencedores foram conhecidos a 10 de dezembro. Na altura, o júri, perante a enorme qualidade das imagens apresentadas, decidiu atribuir menções honrosas às fotografias: “Pescadores na Faina” de Silvestre Santos, “The Hunter Rest” de Jorge Penedo, “Eva e Mergulhão” de Tiago Canhoto e à “Pescadora trabalhando nas artes” de Ilda Rito. Participaram, nesta edição, 12 fotógrafos que apresentaram a concurso 87 trabalhos.
A iniciativa “Num Instante…um novo Olhar” é um desafio lançado aos fotógrafos, profissionais ou amadores, para se inspirarem no nosso território, nas gentes e nas suas memórias, na história, no património arquitetónico e arqueológico, nas praias únicas que afagam extensos areais, nas serras verdes recortadas pelo horizonte e nas planícies ondulantes que nos convidam a partir à descoberta e à aventura. Como páginas em branco para preencher com experiências inesquecíveis. O concurso insere-se, ainda, no âmbito da promoção turística do Município de Santiago do Cacém.