Carlos Neto, professor catedrático reconhecido na área da motricidade, será o orador principal na primeira sessão de 2024 do ciclo "Educar para um melhor futuro". Esta sessão, dedicada ao tema "A importância do brincar", ocorrerá a 10 de janeiro, a partir das 17h30, no pequeno auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.
O ciclo, organizado pelo Município de Portimão, tem um caráter interventivo e preventivo e visa fornecer aos pais, encarregados de educação, técnicos especializados e docentes, ferramentas de intervenção eficazes. O debate focará em estratégias e práticas positivas no âmbito educativo, esclarecendo dúvidas relevantes. A participação nas sessões é gratuita, e a próxima ocorrerá em fevereiro, com temas e datas a serem anunciados. As inscrições para a sessão com Carlos Neto devem ser feitas até 9 de janeiro, através do endereço eletrónico fornecido pelo município.
Sobre Carlos Neto, destaca-se o seu papel enquanto professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, onde contribui no Departamento de Desporto e Saúde e no Laboratório de Comportamento Motor. Ele ministra disciplinas como Desenvolvimento Motor, Observação do Desenvolvimento Infantil, e Educação Física I, além de coordenar o Mestrado em Desenvolvimento da Criança.
Com um extenso currículo, Carlos Neto é fundador da Sociedade de Educação Física e autor de diversos trabalhos científicos, capítulos de livros e participante ativo em seminários e congressos relacionados com Educação Física, Desporto e desenvolvimento motor na infância e adolescência.
As suas áreas de investigação incluem o desenvolvimento de habilidades motoras, efeitos de situações de ensino, jogo e desenvolvimento infantil, rotinas de vida e independência de mobilidade em crianças e jovens, e o estudo do 'bullying' em contextos escolares.
Carlos Neto é também autor de livros influentes na área, como “Jogo e Desenvolvimento da Criança”, “Motricidade e Jogo na Infância”, “Tópicos em desenvolvimento na Infância e adolescência” e “Brincar em Cascais”.