Uma extraordinária exibição aérea sobre a Praia da Rocha marcou o último dia da presença da Força Aérea naquela cidade, no âmbito das comemorações do 72.º aniversário.
Com o mar como pano de fundo, os meios aéreos da Força Aérea criaram um cenário idílico, encantando os milhares de espectadores no extenso areal e nos pontos mais altos de acesso à praia.
Ao longo da tarde de domingo, a Força Aérea protagonizou passagens aéreas, movimentos acrobáticos e demonstrações de missões, como a busca e salvamento e a infiltração de militares equipados. Estas atividades ilustraram as missões militares e de apoio à população civil que caracterizam a atuação da Força Aérea. A exibição culminou com uma demonstração dos caças F-16M, que rasgaram os céus algarvios, provocando entusiasmo na Praia da Rocha.
Durante uma semana, a Força Aérea esteve em Portimão para celebrar os seus 72 anos, com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, promovendo diversos eventos que aproximaram a comunidade militar da sociedade. Destacou-se a inédita corrida e caminhada no asfalto do Autódromo Internacional de Portimão, que reuniu mais de 850 pessoas. Além disso, uma prova de duatlo com pistas de obstáculos e laser run, na Praia da Rocha, atraiu 860 participantes, entre os 2 e os 73 anos. Mais de 520 pessoas, sobretudo crianças e idosos, tiveram a oportunidade de viver a sensação de voar a bordo do avião KC-390, numa experiência de batismo de voo.
A cerimónia militar foi um dos momentos altos, realizada no sábado na zona ribeirinha, com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo. Durante o seu discurso, Nuno Melo elogiou os militares da Força Aérea e prometeu um maior investimento nas pessoas e na capacitação das Forças Armadas. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves, destacou o empenho extraordinário dos militares e trabalhadores civis da instituição, afirmando que, ao longo dos 72 anos, a Força Aérea tem estado presente na vida dos cidadãos, pronta a servir Portugal. O General salientou ainda os desafios enfrentados devido à diminuição do efetivo militar, alertando para a necessidade de tornar a Força Aérea mais competitiva face ao mercado civil.
A cerimónia militar encerrou com um desfile das forças em parada e de meios aéreos sobre o Rio Arade, marcando os presentes.
Durante a presença da Força Aérea em Portimão, muitos visitaram a exposição junto à zona ribeirinha, onde puderam conhecer de perto as missões da Força Aérea e assistir a demonstrações de inativação de engenhos explosivos e cinotécnicas. Os visitantes tiveram a oportunidade única de se sentar num cockpit do F-16M ou do histórico Alouette III e conhecer os 30 anos de história dos F-16M em Portugal.
A Força Aérea promoveu ainda dois espetáculos musicais protagonizados pela Banda de Música da Força Aérea, com a participação de Nuno Guerreiro, encantando o público no Concerto Oficial no Teatro Municipal de Portimão e no Concerto Popular na zona ribeirinha.
No último dia dos eventos, houve lugar para uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, seguida do arriar das bandeiras, que marcou o encerramento da presença da Força Aérea em Portimão.
Ainda no âmbito das comemorações, no próximo domingo, 14 de julho, pelas 11h00, realiza-se a Missa de Homenagem aos Militares Falecidos na Serra do Carvalho, em memória dos oito pilotos que perderam a vida num acidente aéreo durante as comemorações do 3.º aniversário da Força Aérea, em 1955.
A Força Aérea continua a promover a iniciativa das Bases Abertas, permitindo ao público conhecer de perto uma unidade da Força Aérea e participar em diversas atividades, incluindo batismos de voo. A próxima Base Aberta será no domingo, 14 de julho, na Base Aérea N.º 8 em Ovar, seguida da Base Aérea N.º 4 nas Lajes, a 4 de agosto; da Base Aérea N.º 1 em Sintra, a 8 de setembro; da Base Aérea N.º 5 em Monte Real, a 15 de setembro; e do Aeródromo de Manobra N.º 3 em Porto Santo, a 28 de setembro.