Prosseguindo o objetivo de tornar o concelho mais verde e, até 2025, plantar milhares de árvores no seu território, a Câmara Municipal de Loulé lançou a campanha “Uma Árvore dá Vida”.
Através desta ação ambiental, mas que tem também uma importante vertente de cidadania, a população pode solicitar aos serviços camarários espécies autóctones para plantação nos seus terrenos, no seu jardim ou quintal, um gesto que ajudará a reflorestar este concelho.
As árvores vêm diretamente dos viveiros do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, ao abrigo do protocolado entre a Autarquia e esta entidade e, para além de amendoeiras, azinheiras, oliveiras, sobreiros, são sobretudo as alfarrobeiras que são entregues aos munícipes visto tratar-se de uma espécie que constitui um excelente aliado no sequestro de carbono e, como tal, no combate às alterações climáticas.
Para participar nesta iniciativa os interessados poderão inscrever-se, até ao dia 20 de setembro.
Com a campanha “Uma Árvore dá Vida” está a Câmara Municipal de Loulé a contribuir para o cumprimento das metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS).
Recorde-se que está em curso a “Agenda Local de Sustentabilidade: Florestas, Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do concelho de Loulé 2020-25”, um trabalho que assenta nos pressupostos de transformação da paisagem e mitigação da emissão de gases com efeito de estufa para a atmosfera como ações para a salvaguarda do património natural.