Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira

Foto:

Notícias

Cávado | Esposende

Bandeira Azul nas praias de Apúlia, Cepães, Suave Mar e Ofir

Bandeira Azul nas praias de Apúlia, Cepães, Suave Mar e Ofir

Foi ontem hasteada a Bandeira Azul na praia de Apúlia, cerimónia simbólica que assinalou a atribuição do galardão que reconhece a excelência de quatro praias do concelho de Esposende.

Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães voltam a ostentar a distinção da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para a época balnear 2022, reconhecendo o cumprimento dos critérios de qualidade da água, de segurança e serviços, de gestão ambiental, equipamentos e de informação e educação ambiental, cujas iniciativas são promovidas pela empresa municipal Esposende Ambiente.

“As praias de Esposende, assim como o restante território, reúnem os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, facto que muito contribui para que veja reforçada a condição de destino balnear de excelência”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, após a cerimónia que contou com a presença do Comandante Silva Lampreia, Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo.

Refira-se que as praias de Apúlia e Cepães figuram entre as praias que, em Portugal, estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada, sendo, por isso, Praias Acessíveis. Esposende destaca-se, ainda, por ter sido dos municípios pioneiros em criar duas praias destinadas a acolher animais de companhia.

Esposende mantém-se como excelente destino balnear, corroborado pela classificação com “Qualidade Ouro” de seis praias do concelho, pela Quercus.

Neste início da época balnear, o Município de Esposende, em colaboração com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, está a desenvolver a campanha “Hora do Sol Saudável”, de sensibilização de toda a população para os cuidados a ter na exposição solar.

Pequenas quantidades de radiação ultravioleta são benéficas e essenciais, mas a exposição excessiva à radiação solar poderá ter efeitos graves sobre a saúde. Os danos cumulativos causados pela radiação UV podem levar ao envelhecimento precoce da pele, bem como ao cancro de pele.

A incidência do cancro de pele tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas, sendo a radiação solar, responsável por cerca de 90% dos casos de cancro de pele. Por esse motivo, a melhor forma de prevenir o cancro de pele é proteger-se. Neste intuito, e para que todos possam conhecer os níveis de radiação ultravioleta, a app Esposende Smart City tem disponível esta informação.

Assim, deve evitar-se a exposição ao sol entre as 11h00 e as 16h00, devemos usar sempre chapéu, óculos com proteção UV e vestuário adequado e usar um protetor solar de largo espetro e índice de proteção solar elevado.

Todas estas ações enquadram-se no compromisso de contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Educação de Qualidade (ODS 4), Água Potável e Saneamento (ODS 6), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Marinha (ODS 14), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Notícias

Alentejo Central

Évora

XXIII Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros"

XXIII Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros"

A Associação Eborae Mvsica realiza, em julho, o XXIII Ciclo de Concertos "Música e outras Artes nos Claustros” uma atividade marcada pela originalidade dado que o seu objetivo é articular a música com diferentes formas de expressão.

Pinhal Interior Sul

Vila de Rei

Bandeira Azul hasteada nas Praias Fluviais do Bostelim e de Fernandaires

Bandeira Azul hasteada nas Praias Fluviais do Bostelim e de Fernandaires

As Praias Fluviais do Bostelim e de Fernandaires receberam, as cerimónias de hastear da Bandeira Azul, galardão que o Bostelim recebeu pelo sétimo ano consecutivo e que Fernandaires recebeu pela primeira vez.

Alentejo Litoral

Odemira

FACECO com atividades para toda a família entre os dias 22 e 24 de julho em S. Teotónio

FACECO com atividades para toda a família entre os dias 22 e 24 de julho em S. Teotónio

Muita animação no recinto, espetáculos, desporto, diversão e atividades para crianças prometem fazer da FACECO, a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, uma verdadeira festa.

Algarve

Lagoa

João Pedro Pais de regresso à FATACIL 2022

João Pedro Pais de regresso à FATACIL 2022
Foto: Arquivo CM Lagoa

Está confirmada mais uma presença na 41.ª Edição da FATACIL, desta feita trata-se do conceituado músico e compositor João Pedro Pais, que regressa a um lugar que tão bem conhece.

Grande Lisboa

Amadora

Serão às Tiras com Filipe Abranches, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Serão às Tiras com Filipe Abranches, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos

Tertúlia dedicada à Banda Desenhada, com Filipe Abranches, ilustrador e autor de BD.

Alentejo Litoral

Alcácer do Sal

Festas da Comporta regressam nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2022

Festas da Comporta regressam nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2022

No 33.º aniversário da Freguesia de Comporta, regressam as Festas da Comporta nos próximos dias 29, 30 e 31 de julho, no Largo do Mercado, das 20h00 às 3h00.

Algarve

Loulé

Revista Al-‘Ulyà com mais uma edição

Revista Al-‘Ulyà com mais uma edição

O N.º 25 da Revista Al-‘Ulyà será apresentado ao público pelas 16h00, neste espaço cultural, numa sessão conduzida por Luís Miguel Duarte.

Oeste

Torres Vedras

Torres Vedras foi cenário para o 3.º Encontro Nacional de Aguarela

Torres Vedras foi cenário para o 3.º Encontro Nacional de Aguarela

O concelho de Torres Vedras acolheu, mais uma vez, o Encontro Nacional de Aguarela.

Pinhal Interior Norte

Figueiró dos Vinhos

Noite de Fado figueiroense ganha nova dimensão

Noite de Fado figueiroense ganha nova dimensão

O evento de Fado proporcionado pelo Município de Figueiró dos Vinhos desde 2018, ganhou nova dimensão e, este ano tem nova designação: Festival do Fado.

Tâmega

Mondim de Basto

Anselmo Ralph, Toy e a Noite dos Romeiros de S. Tiago nas festas de Mondim de Basto

Anselmo Ralph, Toy e a Noite dos Romeiros de S. Tiago nas festas de Mondim de Basto

As Festas do Concelho de Mondim de Basto estão de regresso e de 22 a 25 de julho prometem animar a Vila e todos os Mondinenses com um programa forte e variado.

Ave

Vizela

Câmara de Vizela assinala 650 anos do Tratado de Tagilde com recriação histórica

Câmara de Vizela assinala 650 anos do Tratado de Tagilde com recriação histórica

Comemora-se no próximo domingo, dia 10 de julho, os 650 anos do Tratado de Tagilde, com um conjunto de iniciativas, promovidas pela Câmara Municipal de Vizela e a Portugal-UK 650.

Algarve

Loulé

Feira Popular de Loulé está de volta de 14 e 17 de julho

Feira Popular de Loulé está de volta de 14 e 17 de julho

A Feira Popular está de volta a Loulé, entre os dias 14 e 17 de julho. O Monumento Eng.º Duarte Pacheco volta a ser palco de quatro noites de muita animação em que o artesanato, a gastronomia e a música portuguesa serão protagonistas.

PUB