O Fórum Municipal Rodrigues Sampaio será palco, amanhã, dia 8 de novembro, pelas 21h30, do concerto “Arco da Corda Nova”, protagonizado pela Orquestra Sinfonietta de Braga e pelo guitarrista Artur Caldeira, que apresentará peças de guitarra clássica e guitarra portuguesa. O evento insere-se no Ciclo “Falando de Música” e oferece entrada gratuita, condicionada à capacidade do auditório.
A Sinfonietta de Braga apresenta-se com uma visão de união através da música, entendida como uma linguagem universal que ultrapassa fronteiras e barreiras culturais. Desde a sua fundação, a orquestra tem procurado unir a música erudita, base da formação dos seus músicos, à riqueza da música tradicional. Neste contexto, surge em 2024 a primeira edição discográfica da associação, intitulada “Arco da Corda Nova”, projeto no qual o guitarrista Artur Caldeira foi desafiado a recriar quatro tributos à música tradicional portuguesa. Este trabalho convida a uma nova abordagem à música popular, fundindo a orquestra de cordas com a guitarra clássica e a guitarra portuguesa, numa simbiose inovadora.
A primeira das composições, “Três Melodias Populares”, é uma homenagem ao folclore do Baixo Minho, especialmente significativo na Rua dos Falcões, em Braga. Em “Minomento”, a obra honra os artistas do norte de Portugal, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas no contexto de uma pandemia recente. A peça “Para lembrar Luís Goes” presta tributo ao notável cantor de fado de Coimbra, Luís Goes, enquanto “Aos Guitarristas Portugueses” revisita temas de músicos icónicos da guitarra portuguesa, perpetuando o legado deste instrumento na tradição musical do país.
Fundada em 2006, a Sinfonietta de Braga começou como uma iniciativa de estudantes do Conservatório de Braga, evoluindo ao longo dos anos para um coletivo de artistas profissionais, com apoio financeiro da República Portuguesa e da Direção-Geral das Artes. A orquestra tem como missão principal democratizar o acesso à música erudita e apoiar o desenvolvimento dos músicos portugueses, contribuindo para a valorização da sua expressão artística. Ao longo dos anos, a Sinfonietta já atuou em várias regiões do país, colaborando com solistas de renome, tanto nacionais como internacionais. Entre as suas iniciativas destacam-se os festivais FIO e Festival Arcada, e os ciclos “Guarda-jóias” e “Viagem de Inverno”, em Braga.
O programa de Mediação e Desenvolvimento de Públicos “Falando de Música”, no qual se insere o concerto “Arco da Corda Nova”, é realizado em parceria com as autarquias de Braga, Valpaços e Esposende. Esta iniciativa visa promover o acesso à cultura e a educação musical, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.