A Câmara Municipal de Barcelos vai comemorar o centenário da Fábrica Barcelense com a realização de umas Jornadas e de uma exposição documental e de equipamentos, no dia 4 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Barcelos.
As jornadas, a decorrer a partir das 9h30, com entrada livre, contam com a participação de José Manuel Lopes Cordeiro, Coordenador Científico do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, que falará da “indústria têxtil dos vales do Cávado e Ave”; Mário Costa, professor e coordenador do livro “O Turismo em Barcelos”, que abordará o tema “um roteiro da indústria em Barcelos”, e encerrarão, da parte da manhã, com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento a João Duarte.
Da parte da tarde, a partir das 14h30, Gaspar Sousa Coutinho, diretor-geral da Barcelcom Têxteis, S.A., atual proprietária da Fábrica Barcelense, abordará o tema “A intemporalidade e a gestão de uma empresa familiar”, seguindo-se Cristina Calheiros, da Universidade Católica, e Aprígio Guimarães, da Universidade Nova de Lisboa, que falarão do “Desafio da Descarbonização nas cidades e contributo das empresas”.
As jornadas encerram com a inauguração de uma exposição documental e de equipamentos alusiva ao centenário da Fábrica Barcelense, no mesmo dia, às 17h00. Esta mostra está patente ao público até 31 de janeiro, na Biblioteca Municipal.