Um grupo de jovens com necessidades especiais vai mostrar as suas competências à comunidade, no próximo dia 23 de dezembro, entre as 13h30 e as 16h00, na Casinha da AMAR 21, na Aldeia Natal, na Avenida da Liberdade, em Barcelos.
Trata-se de uma iniciativa de degustação de doces confecionados por aqueles jovens, numa demonstração pública dos saberes, capacidades e competências que adquiriram, durante a frequência de um ateliê específico dedicado à confeção de doçaria.
Esta é mais uma ação – Empower 21 da responsabilidade AMAR 21 – desenvolvida no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, projeto promovido pelo Município de Barcelos.
Recorde-se que, no mesmo âmbito, estão a desenvolver-se desde o início do segundo semestre deste ano os projetos “Pulsarte” e o “Projeto Artístico Juvenil de Vale d’Este”. O Pulsarte já realizou uma residência artística de construção de esculturas sonoras “Estranhofones”, enquanto o “Projeto Artístico Juvenil de Vale d’Este” tem em desenvolvimento um conjunto de oficinas na área da música (oficina coral e oficina Orff).
Ainda sujeito a confirmação, dependendo das orientações da DGS face à situação pandémica existente, prevê-se o início de um conjunto de projetos, em janeiro de 2022, nomeadamente o “Programa integrado de animação sénior – Artes Sénior”, a “Oficina de Fantoches”, o “Projeto Despertar Musical”, o “Galo Unido”, a “Arte não tem idade” e o “Ciclo de workshops em design de olaria e cerâmica”, ações destinadas a públicos específicos que contemplam, em diferentes áreas artísticas, sessões semanais, até março de 2023.
O Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva
O Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva perceciona a necessidade de criar uma rede territorial alargada que integre essencialmente agentes culturais locais como mediadores de processos participativos, que garantam o acesso à cultura por Todos e que, tendo na sua base o desenvolvimento de ações acessíveis a Todos, tem nos públicos mais vulneráveis um olhar especial para atender às suas dificuldades e consequentes necessidades de adaptação dos projetos para que a Cultura seja efetivamente para Todos.
Este programa tem 5 áreas temáticas que agregam um conjunto de 24 projetos que visam potenciar o desenvolvimento de ações culturais que incluam preferencialmente pessoas em situação de vulnerabilidade, que facilitem a sua participação como atores e autores das suas manifestações culturais e que, em simultâneo, potenciem o acesso a espaços e bens culturais não só como espectadores, mas também como atores, colocando um foco especial na capacidade de criar condições para que a sua capacidade criativa, interventiva e participativa tenha palco e visibilidade como componente de uma coesão social capaz de integrar todos as pessoas, independentemente da sua condição.
Num território tão vasto quanto o de Barcelos, a estratégia adotada no âmbito da presente operação tem por base a participação de atores dos 4 cantos do concelho, e não só do centro urbano, potenciando a riqueza cultural presente nas suas gentes. Deste modo, essencialmente a partir de atores locais, propõe-se um amplo conjunto de atividades culturais promotoras da inclusão social, de riqueza ímpar, e prevendo um largo espectro de expressões artísticas, como sejam a música, o teatro, a dança, a gastronomia, o artesanato, fantoches, cinema, etc.., além de promover a identidade do território e o património cultural imaterial local.
Os 24 projetos distribuídos por 5 áreas temáticas [1. A Arte da Idade; 2. A Igualdade da Arte; 3, Empreendedorismo cultural (o emprego da arte); 4. Criatividade, Cidadania, Interculturalidade e Expressão Artística (Criatividade e Cidadania); 5. Espaço Rural, Identidade do Território e Sustentabilidade] serão realizados entre 2021 e 2023.