O piloto e bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, vai ser o convidado de honra da XVII edição do Caramulo Motorfestival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, a decorrer nos dias 2, 3 e 4 de setembro na serra do Caramulo.
Para a organização do Caramulo Motorfestival “Emerson Fittipaldi é um piloto extraordinário, com uma história única no automobilismo, repleta de vitórias e que além disso partilha também a nossa língua, pelo que a sua presença será uma grande festa. A sua participação no Caramulo Motorfestival, no ano em que celebra 50 anos sobre o seu primeiro título de Campeão Mundial de Fórmula 1, torna o momento ainda mais especial e é o maior presente que os fãs da competição automóvel poderiam ter.”
O piloto, que irá estar presente com o seu filho, também ele piloto, vai também marcar presença na Rampa Histórica Michelin a bordo de um automóvel de competição, para deleite dos fãs da velocidade.
Sobre o piloto
Emerson Fittipaldi começou a correr em karts aos 14 anos de idade. Sete anos volvidos sagrou-se campeão de Formula V, ao volante de um automóvel construído pelo próprio em conjunto com o irmão. Em 1969 chega à Fórmula Ford. Além de piloto, o brasileiro foi também mecânico, o que lhe permitia suportar as despesas inerentes à competição. Neste mesmo ano conquistou o título de Campeão do Mundo de Fórmula 3. Conquistou ainda o 4.º lugar no campeonato europeu de Fórmula 2.
Em 1970, Emerson Fittipaldi estreia-se na Fórmula 1, no Grande Prémio de Inglaterra, ao volante de um Lotus 49C. Passados dois anos, com a vitória no Grande Prémio de Itália, o piloto brasileiro conquistou o seu primeiro título de Campeão do Mundo de Fórmula 1, com o Lotus 72D, tornando-se o primeiro brasileiro a conquistar o título e ainda o mais jovem campeão da prova rainha do automobilismo, recorde que deteve durante mais de 30 anos. Em 1974, Fittipaldi vence o seu segundo título na Fórmula 1, desta vez aos comandos de um McLaren M23.
Ao longo da sua carreira na Fórmula 1, Emerson Fittipaldi alinhou em 149 Grandes Prémios, em 14 deles subiu ao lugar mais alto do pódio, conquistou por seis vezes a pole position e por outras seis a melhor volta.
Em 1984, Fittipaldi fez a sua estreia na Fórmula Indy, terminando em 5.º lugar. No mesmo ano fez a sua primeira corrida em Indianápolis 500. Foi, todavia, forçado a abandonar a corrida devido a um problema mecânico. No ano seguinte, Fittipaldi vence a sua primeira corrida na Fórmula Indy, nas 500 milhas de Michigan. Em 1989, Emerson Fittipaldi tornou-se o primeiro piloto brasileiro a sagrar-se campeão de Fórmula Indy. No mesmo ano alcançou a vitória na mítica corrida das 500 Milhas de Indianápolis, liderando a prova ao longo de 158 das 200 voltas. Em 1993, volta a sair vitorioso em Indianápolis. Durante a sua passagem pela Fórmula Indy, o piloto brasileiro conquistou 22 vitórias e por 17 vezes arrancou do primeiro lugar.
Convidados especiais
Como é hábito, o evento vai também contar com uma lista de pilotos convidados a participar na Rampa Histórica Michelin e no convívio com o público. Entre estes encontra-se a dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, ao volante do Mitsubishi Lancer Evo 3, com o qual escreveram um dos capítulos mais importantes da história do automobilismo português, ao vencer o Campeonato do Mundo de Ralis de Grupo N em 1995.
Juntam-se, ainda, Rui Ramalho, que venceu duas vezes o Campeonato de Portugal de Montanha e é o detentor do recorde do traçado da Rampa do Caramulo, 1:14s67, estabelecido ao volante do Osella PA2000 Evo 2 em 2017, Rita Vieira, a Campeã do mundo de BAJAS - Feminina e Júnior e Campeã Nacional de Enduro – Feminina, Pedro Salvador, que foi por várias vezes Campeão Nacional de Montanha e o piloto mais rápido da Rampa do Caramulo e Veloso Amaral, detentor de uma longa carreira desportiva, contando com cerca de 400 provas realizadas.
O Caramulo Motorfestival conta com o apoio da Aston Martin, Maserati, Castrol, Alfa Romeo, Fiat, Jeep, Abarth, Toyota, Kia, Sagres 0.0%, Cauny, Martin Miller’s, Michelin, Prio, Strong Charon, Murganheira, Speedflag, Fidelidade, Ascendum, Cartrack, Hot Wheels, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.