Falta um mês para regresso deste evento que atrai milhares de visitantes ao coração da cidade. O programa inclui concertos da Orquestra Bamba Social, de Marta Ren e de Tatanka.
Falta um mês para o regresso do evento “Gin and Street Food Sessions”, que vai decorrer nos dias 9 e 10 de setembro, na Praça Luis Ribeiro e zona envolvente, em S. João da Madeira.
Depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia da covid-19, “O Renascer” é lema da quinta edição deste evento que gira em torno do gin, bebida destilada à base de cereais, que tem ganho espaço crescente entre os consumidores nacionais, como o comprovam os mais de 37 mil visitantes de 2019.
Muitos desses apreciadores demonstram também uma aptidão especial para a preparação de diferentes receitas da bebida, juntando ingredientes que lhe conferem paladares diversificados. Puramente “amadores” desta atividade, são esses cidadãos os grandes protagonistas das “Gin and Street Food Sessions”, explorando a maior parte dos “spots” de venda de gin deste evento, paralelamente aos bares e estabelecimentos de restauração desta zona da cidade, a que se soma, pela primeira vez, um espaço para profissionais de gin nacionais.
Consumo responsável e respeito pelo ambiente
A moderação e o equilíbrio são marcas do evento, tendo a Câmara Municipal de S. João da Madeira estabelecido uma parceria com a Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE), de forma a reforçar a prevenção e educação para um consumo responsável durante todo o evento.
Regista-se igualmente um envolvimento ativo da população e dos agentes associativos e económicos no desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a consolidação de um ambiente urbano e dinâmico, ao mesmo tempo que seguro e de boa qualidade ambiental.
A utilização de copos reutilizáveis é outra das marcas das “Gin and Street Food Sessions”, existindo uma central de lavagem de copos contínua, garantindo permanentemente a higienização dos desses recipientes por uma equipa especializada. A receita da venda desses copos reverterá para os Bombeiros Voluntários de S. João da Madeira.
Destaques musicais
Entre os destaques musicais do programa contam-se as atuações da Orquestra Bamba Social, que junta intérpretes portugueses e brasileiros para num novo olhar sobre o samba, de Marta Ren, carismática voz da nova música portuguesa e fundadora da banda de culto portuense Sloppy Joe, e de Tatanka, vocalista dos reconhecidos Black Mamba.
"É o regresso de um importante evento de natureza cultural, social e recreativa da nossa cidade", como destaca o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, a propósito deste evento que inclui música, artes performativas, animação de rua e atividades distintas, pensadas para diferentes tipologias de público, criando um ambiente cosmopolita, descontraído, divertido e familiar.
Esta quinta edição vai buscar o seu lema à lenda da Fénix renascida, numa referência ao facto de este evento estar agora de regresso, depois da interrupção dos últimos dois anos, devido à pandemia. Após essa uma paragem, as “Gin and Street Food Sessions” renascem com a ambição de reforçar o êxito anterior.