A Câmara Municipal da Maia assinala os 50 anos da Revolução dos Cravos através de um abrangente Programa Cultural. Esta iniciativa será lançada a 3 de novembro, no Fórum da Maia, e destina-se a envolver profundamente a comunidade educativa na reflexão e celebração desta efeméride, sublinhando a sua relevância política, social e económica.
Nesta perspetiva, foi concebida uma metodologia intergeracional. Alunos, docentes, famílias e todos os elementos ligados ao ensino são convidados a integrar-se nas atividades propostas. O propósito desta abordagem é não só destacar a importância da Revolução dos Cravos mas também os consequentes impactos no Portugal pós-revolucionário.
O Programa Cultural contempla diversas áreas: Cultura, Educação, Desporto e Juventude. As atividades, a decorrer em ambiente escolar, vão desde a escrita e música até ao teatro, artes plásticas e dança. O culminar destas iniciativas resultará numa exposição a inaugurar no Fórum da Maia a 12 de abril.
Destaca-se ainda o Ciclo de Conversas com as Escolas. Nestes encontros, os jovens poderão aprofundar o seu conhecimento sobre a Revolução dos Cravos, interagindo com especialistas de diversas áreas.
Ao longo do período de 3 de novembro de 2023 até 30 de novembro de 2024, estão agendadas mais de 40 atividades. Embora esteja centrado nos mais jovens, o programa é inclusivo, convidando toda a população a participar. A programação detalhada pode ser consultada no site cm-maia.pt.
A inauguração das comemorações ocorrerá no Grande Auditório do Fórum da Maia, a 3 de novembro de 2023. O programa desse dia inclui:
15h00 - Abertura oficial por António Domingos da Silva Tiago, Presidente da Câmara Municipal, seguido da apresentação do programa das comemorações por Mário Nuno Neves, Vereador do Pelouro da Cultura. Estará ainda em destaque a performance "O Grito da Revolta" por Pedro Graça.
15h30 - Conferência "Prisões políticas no tempo da ditadura" conduzida por Domingos Abrantes Ferreira.
17h30 - Encerramento dos trabalhos.