No âmbito do Maia BD, Festival Internacional de Banda Desenhada, evento impulsionado pela Câmara Municipal da Maia e produzido pela A Seita, a Biblioteca Municipal da Maia terá o prazer de receber a exposição "Juventude & etc.", da autoria de Marco Mendes, que decorrerá de 5 de junho a 22 de julho.
Desde o início deste século, Marco Mendes tem criado uma obra notável e consistente na cena da Banda Desenhada em Portugal. O seu percurso começou com "Diário Rasgado", inicialmente partilhado no blog diariorasgado.blogspot.com, posteriormente reunido numa coletânea publicada pela Turbina: "Diário Rasgado" 2007-2012, em 2014. Seguiram-se outras obras, como a novela gráfica "Zombie" (2017) e a recolha integral do seu trabalho publicado diariamente no Jornal de Notícias em 2018 e publicado em 2019, novamente pela Turbina: "Tutti Frutti".
Com "Juventude" (Turbina / A Seita 2022), Mendes prossegue a exploração da sua própria história, contando-a de uma forma que se mantém pessoal, mas que é ficcionada em certos pontos, tornando-se uma história mais ampla e ressonante. A particularidade deste trabalho é o uso exclusivo da imagem para contar a história, permitindo ao leitor a sua própria interpretação.
A exposição na Biblioteca Municipal dará destaque aos originais de "Juventude", mas também exibirá outros trabalhos do autor.
Marco Mendes, nascido em 1978, é um artista multifacetado: autor de banda desenhada, artista plástico, professor e investigador. Reside e trabalha no Porto, sendo membro fundador do Clube de Desenho, associação que se dedica à formação, exposição e divulgação desta arte. Publicou as novelas gráficas "Diário Rasgado", "Zombie" e "Tutti Frutti", pela editora Turbina/Mundo Fantasma, além do álbum de desenhos "Anos Dourados", numa colaboração entre a mesma editora e o Colégio das Artes, em Coimbra.
A inauguração da exposição será no dia 5 de junho, às 18h00. A entrada é livre e o horário é o seguinte:
Segunda: 18h00 - 23h00
Terça a sexta: 09h30 - 23h00
Sábado: 09h30 - 22h30