No contexto da Rede de Cidades e Vilas que Caminham, o Município de Alenquer submeteu a candidatura à reabilitação da margem direita do rio Alenquer durante um evento realizado em Pamplona. Este projeto recebeu uma menção honrosa, uma distinção de grande significado, que reflete dois aspetos fundamentais. Por um lado, a reabilitação da área urbana de Alenquer está em progresso, o que é, desde logo, um marco importante. Por outro lado, esta intervenção valoriza a mobilidade, uma questão cada vez mais prioritária na atualidade. A proposta visa tornar o território facilmente acessível a pé, cumprindo os índices considerados ideais para mobilidade pedonal.
A intervenção abrange cerca de três hectares em espaço urbano, cuja área mais baixa foi adaptada para ser completamente pedonável e livre de obstáculos, atendendo às normas contemporâneas de acessibilidade e mobilidade sustentável. Esta menção honrosa, recebida com grande orgulho pela autarquia, é um testemunho do esforço contínuo para promover um ambiente urbano inclusivo e acessível.
Em outubro de 2023, Alenquer aderiu oficialmente à rede portuguesa Cidades e Vilas que Caminham, ao assinar um protocolo com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM). Agora, junto de outros 30 municípios portugueses que integram esta rede, Alenquer compromete-se a revitalizar o espaço público, promovendo a acessibilidade como uma prioridade tanto para o município quanto para a comunidade local.
Para assinalar o Dia Nacional das Acessibilidades, o Município de Alenquer realizou ações de sensibilização junto dos quatro agrupamentos escolares do concelho, onde os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico participaram em atividades que promoviam boas práticas em acessibilidade. Estas sessões incluíram exemplos práticos para demonstrar os desafios enfrentados diariamente por pessoas com dificuldades de locomoção, ajudando a sensibilizar as novas gerações para a importância de um ambiente acessível para todos.