Na passada quarta-feira, dia 23 de novembro, a Serra de Montejunto recebeu uma ação de voluntariado alusiva ao Dia da Floresta Autóctone. O evento, organizado pela Associação de Produtores Florestais (APASFLORESTA), contou com o apoio do Município do Cadaval e a presença da NEOEN, empresa produtora exclusiva de energias renováveis.
A ação consistiu na limpeza de um espaço da Mata Nacional da Quinta da Serra ocupado por acácias, espécie invasora em Portugal e indesejável na Serra de Montejunto. Nesse sentido, foram retiradas as acácias e plantados cerca de meia centena de pinheiros mansos no mesmo local.
Todos os presentes tiveram a oportunidade de percorrer o Percurso da Estação da Biodiversidade guiados por Hélder Cardoso e Paula Almeida, ornitólogo e guia de observação de aves e técnica da Câmara Municipal do Cadaval, respetivamente.
Segundo a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, o Dia da Floresta Autóctone foi estabelecido com vista à promoção e divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativa ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado inicialmente para os países do norte da Europa.