O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, inaugurou esta manhã a 6.ª edição da Festa da Flor, que decorre até domingo na Avenida Luísa Todi. Durante a cerimónia, o autarca sublinhou a relevância do trabalho desenvolvido na melhoria do espaço público.
"Estamos aqui a tratar da importância de algumas iniciativas do dia a dia que têm a ver com a qualificação do espaço urbano", afirmou André Martins, antes de percorrer os stands, acompanhado pela vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, por Fátima Silveirinha, da União das Freguesias de Setúbal, e por Ricardo Iria, da Junta de Freguesia de São Sebastião.
O presidente do município destacou a importância dos parques e jardins, assim como das árvores e flores, considerando-os "aspectos fundamentais" para o concelho. André Martins agradeceu ainda a participação dos 30 expositores que marcam presença no evento, oferecendo flores, materiais de jardinagem e outros bens e serviços, como mel, olaria e artesanato.
O autarca elogiou também a "criatividade" e "dedicação" dos trabalhadores do município e das juntas de freguesia envolvidos no evento, que contribuíram para o "alindamento de vários aspetos da festa".
A 6.ª edição da Festa da Flor, integrada na 2.ª edição das Jornadas de Ambiente de Setúbal e no Dia Nacional dos Jardins, celebrado a 25 de maio, prolonga-se por quatro dias, até domingo, oferecendo uma feira com stands de venda de artigos, animação musical, apresentação de contos, oficinas diversas e mostras de culinária.
Este ano, o evento conta com mais um dia e uma hora adicional de atividades diárias, prolongando-se até às 23h00. Além disso, inclui espaços de restauração e um maior investimento em decoração e sistema de som.
A manhã desta quinta-feira contou com a construção de uma mandala coletiva, dinamizada por Inês Batista, da Mandal’Arte, e uma hora do conto com Paula Farinhas, que apresentou "A Revolta dos Lusecos". Seguiu-se uma mostra de culinária com Luís Gameiro, encarregado da Manutenção dos Espaços Verdes, e Alexandre Guerreiro, do restaurante Cataplana.
Entre os stands presentes na Festa da Flor encontram-se Coisas da Quinta, Mimos da Celeste, Pé de Jasmim, Rosas da Rosita, Artesanato da Cármen, Atelier da Paula, Olaria Nova, António Peguinho, Dibiju, Sr. Orgânico, União das Freguesias de Setúbal, Mar de Estilo, Béh Wood Art, Decor Flor, Divisão de Espaços Verdes e Hortas Urbanas das Amoreiras.
Participam também Nosso Bairro, Nossa Cidade, Auchan, Courela dos Pegos, Artesanato da Quinta, Mandal’Arte, APPACDM de Setúbal, Licor Laranja de Setúbal, Flores e Eventos by Olga, Suculentas Comvida, Artiflores, Florista My Garden Shop, Kokedamas da Belinha, Florista Flores e Aromas e Flores By Noor.
Nos dias 24 e 26 de maio, às 11h00, e no dia 25, às 11h30, haverá "Hora do Conto" com Paula Farinhas, que apresentará vários livros da sua autoria.
As mostras de culinária terão lugar todos os dias às 11h00, sexta-feira, e às 17h00, sábado e domingo. Haverá também mostras de cocktails sem álcool na quinta, sexta e sábado, às 18h00.
No dia 23, às 16h00, está agendada a oficina "Beh Wood Art", com Beatriz Cordeiro, seguida, uma hora depois, pela oficina "Guirlanda com flores secas", dinamizada pelo projeto Pé de Jasmim. No dia 24, às 16h00, realiza-se uma oficina de flores e eventos pela Florista By Olga. No dia 25, haverá oficinas de macramé para construir camas de gatos, com a veterinária Cátia Simões, às 16h00, e de carimbos artesanais com a artista plástica Célia Antunes, às 17h00. O último dia da Festa da Flor contará com uma oficina para aprender a fazer centros de mesa com suculentas, ministrada por Alice Almeida, encarregada dos Viveiros Municipais.
O desfile "Bicicletas Floridas" é o destaque do dia 25, com ponto de encontro defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, às 10h00, e término no Largo José Afonso.
A Festa da Flor contará com animação musical diária, incluindo atuações de Ana Rita Crispim, Jorge Crispim e a sua Banda, Kássio, DJ Pedro Monchique, Sónia Colaço, Inês Pereira, João Fernandez, Gerson Santos, Herlanders, Michelle Couto e Nuno Miguel. A animação e som ambiente ao longo dos quatro dias estarão a cargo do apresentador João Moço, do Som da Baixa.