Dois concertos com formações musicais do Exército e da GNR encerraram, este fim de semana, na Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, a primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança.
No sábado de manhã, a Camerata de Sopros da Banda Sinfónica do Exército apresentou um programa essencialmente associado à Harmoniemusik, género musical alemão que se reporta a ensembles de sopro durante o século XVIII.
O reportório foi composto pela Serenata K. 361, “Gran Partita”, de Mozart, obra ímpar na história da música para os instrumentos de sopro, e por “A Britten Celebration”, de Sérgio Azevedo, escrita em modo de variações e fuga com tema de Purcell alusivo ao centenário de Benjamin Britten.
O fecho do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança, no domingo, esteve a cargo do Quarteto de Cordas da Banda Sinfónica da GNR, que apresentou temas de Bach, Mozart, Josef Suk e Edward Elgar.
O quarteto de cordas composto por dois violinos, uma viola e um violoncelo está entre as formações mais importantes da música de câmara. Ao longo da história da música, muitos compositores escreveram para esta formação, tornando-a um género de composição musical.
A primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança proporcionou cinco concertos gratuitos de música erudita na Igreja de Jesus, com início no dia 7 de novembro com a atuação do Octeto de Sopros da Banda Sinfónica da Armada.
O programa prosseguiu a 13, com a atuação do Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da PSP, e a 20, com o Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea.