Uma revolução numa quinta de animais para acabar com o regime opressivo liderado pelos humanos é o mote para a peça “O Triunfo das Porcas”, apresentada ontem à noite no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal.
A coprodução do Teatro Estúdio Fontenova com o Teatro Mosca reflete uma nova abordagem ao livro de George Orwell “O Triunfo dos Porcos”, com adaptação e encenação de Pedro Alves.
Durante perto de hora e meia, o espetáculo aborda as consequências da revolução, que numa primeira fase dá lugar a um período de tranquilidade que rapidamente se desfaz para dar lugar a novo sistema ainda mais opressor do que o antecessor.
No final, resta a desconcertante imagem de suínos e seres humanos a celebrar a prosperidade económica em torno de uma mesa de jogo, na antiga casa do velho proprietário, enquanto os restantes animais continuam a trabalhar arduamente a troco de muito pouco.
“O Triunfo das Porcas” conta com interpretações em palco de Carolina Figueiredo, Patrícia Pereira Paixão e Sara Túbio Costa e em vídeo de Milene Fialho e 26 jovens estudantes sintrenses e setubalenses.
A peça, que se estreou em abril no Cacém, Sintra, e teve apresentações na cidade da Maia, está agora em cena no Fórum Municipal Luísa Todi, com novas sessões agendadas para hoje, às 15h00 e às 21h30, e amanhã, às 16h00 e às 21h30.
Os bilhetes, à venda no Fórum Luísa Todi ou em www.bol.pt, têm o custo de oito euros para as plateias e de seis para profissionais do espetáculo, estudantes, menores de 25 anos e maiores de 65.
De salientar que os eventos do Fórum Luísa Todi se encontram sem lugares marcados para permitir o alargamento da lotação, de acordo com o levantamento das restrições, no cumprimento do plano de contingência da sala de espetáculos contra a covid-19 e das normas da autoridade de saúde.