O Fórum Permanente de Teatro, realizado este fim de semana, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, encerrou ontem a terceira edição do Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família.
O certame, organizado pela cooperativa GATEM – Espelho Mágico, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, apresentou mais de duas dezenas de eventos, a que assistiram diferentes públicos em vários espaços culturais, instalações do movimento associativo do concelho e ao ar livre.
“Esta edição foi um êxito quer ao nível da qualidade dos espetáculos, quer da participação de público. Tivemos muitas casas cheias”, refere a diretora artística da GATEM – Espelho Mágico, Céu Campos.
Um dos destaques do programa, o XII Fórum Permanente de Teatro, que abriu na sexta-feira à noite com a apresentação da peça “A Feiticeira de Oz”, da GATEM, proporcionou, durante três dias, diversas atividades culturais e formativas repartidas entre o Fórum Luísa Todi e o Inatel de Setúbal.
O evento homenageou o dramaturgo e encenador setubalense Rui Mesquita, com a obra literária “Café Orion”, de que foi autor, a servir de tema para os trabalhos desenvolvidos no decorrer dos painéis de formação.
Rui Mesquita já tinha sido alvo de uma primeira homenagem pela GATEM no espetáculo inaugural do Bambolinices, a 5 de fevereiro, no Fórum Luísa Todi, após a apresentação da peça “Alice no País das Maravilhas”, adaptada a partir do clássico de Lewis Carrol por Miguel Assis.
O programa do último fim de semana do certame contemplou ainda, no sábado, junto do Coreto da Avenida Luísa Todi, a performance de clown “Momento Absurdo”, por Tânia Safaneta, e o espetáculo musical “Sou filha das ervas”, pelo Monda Teatro – Música, de Lisboa, no Fórum Luísa Todi.
Entre os dias 5 e 20 de fevereiro, o Bambolinices proporcionou um conjunto de espetáculos cénicos e performances apresentados por companhias e artistas provenientes de vários pontos do país e de Espanha.
A performance estátua viva de Oscav, realizada no dia 5, no exterior do Fórum Luísa Todi, o espetáculo de teatro musical para crianças “Feliz Aniversário”, pelo TIL – Teatro Infantil de Lisboa, e a comédia de humor gestual e artes circenses “Sin Remite”, do Teatro Circo de Espanha, são exemplos de um programa destinado a toda a família.
Outro destaque da terceira edição do Bambolinices foi a presença de Eduardo Leão Waisman que assistiu a vários espetáculos cénicos, incluindo a peça “Dona Natureza”, da GATEM, participou numa sessão de autógrafos do livro homónimo, adaptado por aquela cooperativa cultural a partir da obra do autor brasileiro.
Um workshop de “Clown”, conduzido por Tânia Safaneta, um casting destinado a captar atores e atrizes para produções da GATEM e uma tertúlia poética na Galeria Atelier Pólvora D’Cruz foram outros destaques do certame.