A Semana da Cavala, em Setúbal, encerrou ontem com uma experiência gastronómica dinamizada pelos chefs de cozinha Mauro Loureiro e João Pires, na qual participaram cerca de duas dezenas de apreciadores deste peixe.
“Croquete de cavala e berbigão, com creme de tigre e citrinos”, “Mousseline de cavala, sopa de ostras e estragão”, “Cavala, funcho e burrata” e “Bolo de noisette, sorbet de dióspiro e frutos vermelhos” foram os quatro pratos serviços na degustação comentada, de participação gratuita, que assinalou o fecho desta semana gastronómica.
O encontro, realizado no pátio exterior da Casa da Baía, contou com os contributos dos cozinheiros Mauro Loureiro e João Pires, acompanhados de dois alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
A Semana da Cavala, promovida entre os dias 1 e 10 pela Câmara Municipal de Setúbal, com os apoios da Docapesca e do Turismo de Portugal, levou às ementas de três dezenas de restaurantes do concelho pratos preparados especialmente com este pescado como ingrediente principal.
O evento gastronómico proporcionou ainda uma degustação comentada pela chef Cristina Sá Marques, dia 1, na Casa da Baía, numa iniciativa inserida no programa local comemorativo do Dia Mundial do Turismo.
Blini com creme de ovas de cavala, tartar de cavala com maçã riscadinha, cavala com laranja e moscatel de Setúbal e vol-au-vent vitoriano de cavala e camarão foram receitas servidas na sessão.
Um dos principais atrativos do certame, uma visita guiada denominada “A Cavala nas Conservas”, abordou, no dia 9, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a importância deste peixe na indústria conserveira e na economia local.