Portugalis®

Publicação Periódica registada na ERC,
sob o n.º 127078.

Marca Nacional registada no INPI sob o n.º 412214.

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto
e Bem-estar.

Diretor: Nuno Pinto

Maia
Maia
Foto: CM Maia
PUB

Pinhal Interior Norte | Figueiró dos Vinhos

FAZUNCHAR 2020 – muitas atividades com acesso gratuito

O FAZUNCHAR regressa a Figueiró dos Vinhos já este sábado e acontece de 15 a 23 de agosto de 2020 para a sua 2.ª edição. Uma festa construída por vários tipos de Arte, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território.

As intervenções e atividades que integram a programação FAZUNCHAR 2020 contemplam PINTURA MURAL, RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, INSTALAÇÃO, MÚSICA AO VIVO, FILMES, AÇÕES COMUNITÁRIAS, VISITAS GUIADAS e WORKSHOPS. Tudo com acesso gratuito.

No fim de semana de 21 a 23 agosto não só acontecem os concertos ao vivo de Surma e Cassete Pirata, como serão apresentadas todas as intervenções artísticas feitas no decorrer do evento. As visitas guiadas coordenadas por Lara Seixo Rodrigues também acontecem nestes últimos dias do Fazunchar.

Em 2020 tornou-se ainda mais urgente garantir a acessibilidade à arte, e é também por isso que a MISTAKER MAKER – Plataforma de Intervenção Artística, volta a assumir a organização e curadoria de uma nova edição que nas palavras de Lara Seixo Rodrigues, "reforçará a sua presença e ocupação do espaço público,  entendido este como o palco mais democrático para expor olhares únicos e renovados sobre os bens culturais, o património e tudo o que de único compõe este território".

Esta edição do FAZUNCHAR integra várias expressões artísticas, em diálogo constante entre elas, com a comunidade e território, sendo que uma das grandes novidades é que nesta edição as intervenções são feitas em três novas freguesias, além da de Figueiró dos Vinhos, fazendo com que a arte chegue a novas localidades do mesmo município.

Assim, na edição de 2020, o FAZUNCHAR terá intervenções artísticas nas Freguesias de Arega, Aguda e Campelo.

Entre os convidados desta 2.ª edição do FAZUNCHAR, surgem os nomes de alguns dos artistas mais promissores do panorama internacional, como HELEN BUR (Reino Unido), DIMITRIS TAXIS (Polónia) e DOA DOA (Espanha). Muitos outros artistas portugueses integram a programação FAZUNCHAR 2020 como TAMARA ALVES, DRAW & CONTRA, ADAMASTOR, THE CAVER, MANTRASTE, entre muitos outros.

No que diz respeito à programação musical, o evento conta com a presença dos CASSETE PIRATA e SURMA, sendo que a SURMA ira apresentar um conceito único neste espetáculo, resultante da participação numa das residências artísticas FAZUNCHAR com TAMARA ALVES.

No total, esta edição conta com mais três residências artísticas, envolvendo nomes como FRANCIS.CO (desenho), VASCO MENDES (vídeo) e RUTE FERRAZ (fotografia).

Os workshops e ações comunitárias são outras das iniciativas pivotais do FAZUNCHAR. Nesta edição haverá workshops de colagem criativa com MARGARIDA GIRÃO e estampagem com carimbos com os ADAMASTOR. E ações comunitárias que incluem a SEBENTA DA QUARENTENA, projeto da MISTAKER MAKER que nasceu do confinamento durante o Estado de Emergência em Portugal, e o já habitual PIQUENIQUE COMUNITÁRIO.

Gosta desta página no Facebook