A Associação e o Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” promovem nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2021 o IV Festival Internacional de Percussão de Évora, com direção artística de Vasco Ramalho e os seguintes orientadores/formadores: Miquel Bernat (Marimba), Vicky Marques (Bateria), Jeffery Davis (Vibrafone), João Matos – Slalabá Tuka (Batukada), no Convento dos Remédios, Avenida de S. Sebastião , Évora.
Concertos no Convento dos Remédios
Dia 5 às 21h30 Concerto de Abertura com Drumming GP;
Dia 6 às 21h30 – Concerto com Jeffery Davis (vibrafone), Vicky Marques (bateria) e Vasco Ramalho.(marimba);
Dia 7 às 18h00 – Concerto de Encerramento com todos os participantes.
As Masterclasses e Workshops têm como objetivos contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico dos formandos, partilhar experiências individuais e coletivas, promover e valorizar o trabalho desenvolvido pelos formandos, motivar o progresso na aprendizagem, contactar e trabalhar com grandes nomes do panorama musical nacional e internacional.
Vasco Ramalho – licenciado em percussão pela Universidade de Évora na classe do Professor Eduardo Lopes no ano 2005. Entre 2006 e 2008 frequentou uma Pós-Graduação em marimba solista no Royal Conservatory Antwerp – Bélgica com o professor Ludwig Albert. Participou em vários cursos e festivais internacionais dos quais se destaca: Zeltsman Marimba Festival 2003 que decorreu em Aplleton – WI - USA; Ludwig Albert Academy 2006 – Bélgica; Keiko Abe Academy 2007 – Bélgica onde trabalhou com Keiko Abe; IPEW 2008 - Croácia. Festival de música da UÉ 2013, Tomarimbando 2014/2017, Percussion Friends 2017 no Conservatório de Amsterdão, entre outros. Em julho de 2017 lançou o seu primeiro CD, Vasco Ramalho – Essências de Marimba, Fados & Choros tendo feito mais de meia centena de atuações por todo o país. Membro do Duo Gurimbadu com o guitarrista Eudoro Grade, projeto que se tem apresentado em vários países.
O uso de máscara é obrigatório a partir dos 10 anos.
Este Festival é organizada pela Associação Eborae Mvsica, financiado pelo Ministério da Cultura através da DGArtes e pelo Ministério da Educação e apoiado pela Câmara Municipal de Évora, Diário do Sul, Rádio Diana, Antena 2, A Defesa e Registo.