Portugalis – Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

PORTUGALIS ®

Turismo, Cultura, Lazer, Saúde, Desporto e Bem-estar

Diretor: Nuno Pinto

Publicação Periódica: Registo ERC, n.º 127078

Periodicidade: Diária (dias úteis)

PUB

Ponte da Barca

Ponte da Barca

Foto: CMPB

Notícias

Algarve | Loulé

Memória de Maria Aliete Galhoz perpetuada em Boliqueime

Boliqueime perpetua memória de Maria Aliete Galhoz

A inauguração da placa toponímica da Rua Maria Aliete Gallhoz, em Boliqueime, foi marcada pelas palavras de Lídia Jorge que referem uma “rua que parece uma avenida, virada para o mar, o mar que ela que tanto amava”. A inauguração decorreu na passada sexta-feira.

Poetisa, ensaísta, investigadora literária, professora, Maria Aliete Galhoz foi uma figura incontornável da crítica literária, percursora nos estudos de Fernando Pessoa, e a Câmara Municipal de Loulé quis perpetuar o nome desta boliqueimense numa das principais artérias da sua aldeia natal. O Presidente da autarquia, Vítor Aleixo, salientou a importância de “despertar e sensibilizar a comunidade escolar, nomeadamente os professores do Secundário, em Quarteira e Loulé, para que possam introduzir nas suas aulas a autora Maria Aliete Galhoz, os seus escritos, a crítica literária, a poesia”. “Acho que isso seria bonito e muito interessante porque precisamos de valorizar os nossos valores locais. A Maria Aliete Galhoz pertence a essa galeria de pessoas ilustres que o concelho de Loulé tem dado ao longo dos tempos ao país e ao mundo”.

A escritora Lídia Jorge, fortemente influenciada pela sua conterrânea como confessou por diversas vezes, associou-se a esta cerimónia para destacar, desde logo, a “cidadã exemplar, uma lutadora, sobretudo uma resistente pela liberdade e uma progressista que teve influência em imensas pessoas”. No campo dos estudos, Lídia Jorge realçou “o papel inestimável que teve no conhecimento da figura de Fernando Pessoa, quando ainda não se falava dele; sobretudo a partir dos anos 60 é ela que dá a porta para o reconhecimento imenso da ‘galáxia de Pessoa’”. E também o seu trabalho de pesquisa no acervo da poesia e dos textos da literatura tradicional, tendo a seu lado a sua prima Idália Farinho, “que sempre reconheceu como sendo o seu braço direito”.

O filho da homenageada, José Sérgio Galhoz, falou do seu trabalho nas áreas da literatura, linguística, recolha etnográfica, prosa ou poesia, mas, a par da questão profissional, exaltou a sua principal qualidade enquanto ser humano: a humildade. “A posição de prestígio que lhe é devida foi conseguida com trabalho árduo e incansável dedicação, não a empurrar outros para baixo para se elevar a ela mas antes subindo a pulso – como gostava de dizer – e dando a mão a tantos outros para subirem com ela. Mais do que a intelectualidade sublime ou a profundeza dos seus trabalhos, espero que seja este modo de vida, esta humildade, que venha a ser exemplo e a produzir frutos”, considerou.

A esta homenagem juntou-se ainda a jornalista Maria Elisa Domingues, antiga aluna da homenageada no antigo Liceu Feminino Dona Filipa de Lencastre, em Lisboa, que, através de uma mensagem lida por Carlos Albino falou da importância que teve nos seus estudos: “Maria Aliete Galhoz foi uma das pessoas que mais nos ajudou a tornar-nos cidadãs atentas, empenhadas, solidárias. Ensinou-me também o valor da liberdade. Com ela aprendi um excelente Francês e iniciou-me em vários escritores, para além do Círculo Espartano do Neorealismo. Acima de tudo fez-me descobrir Pessoa, não podia ter sido mestre mais conhecedora”.

Refira-se que a Rua Maria Aliete Galhoz se localiza na continuação da Rua Dr. João Baptista Ramos Faísca, recentemente requalificada, e passa agora a integrar a riqueza toponímica da freguesia que mostra bem “os vários notáveis nesta humilde terra que têm levado o nome de Boliqueime por todo o mundo, uns por via das artes, da literatura, do ensino, da política, investigação, desporto, entre outras; somos uma terra bafejada pela sorte”, como considerou o presidente da Junta de Boliqueime, Nélson Brazão.

Maria Aliete das Dores Galhoz nasceu em Boliqueime, em 1929, e viria a falecer em 2020. De destacar, o seu contributo para a valorização do património oral do concelho de Loulé, tendo publicado, entre outras obras, a "Memória Tradicional de Vale Judeu" (1996), "Memória Tradicional de Vale Judeu II" (1998) e "Romanceiro do Algarve" (2005). Colaborou igualmente na edição de "Povo, Povo, Eu te pertenço" de Filipa Faísca em 2000, bem como num conjunto de volumes subordinados ao tema "Património Oral do Concelho de Loulé" em parceria com Idália Farinho Custódio e Isabel Cardigos.

Recebeu, desta Autarquia, a Medalha Municipal de Mérito - Grau Prata, em 1994.

Foi homenageada nesta quinta-feira, pela Casa Fernando Pessoa, no Congresso Científico sobre o poeta e que se realiza de 4 em 4 anos.

Notícias

Península de Setúbal

Setúbal

Homenagem a Pedro Pichardo, no Montijo

Homenagem a Pedro Pichardo, no Montijo

O Município de Palmela vai homenagear o atleta, Campeão Olímpico do Triplo Salto, Pedro Pichardo, numa cerimónia que decorrerá dia 24 de outubro, às 9h00, na Praça da Independência, em Pinhal Novo.

Algarve

Tavira

Conversa com Luís Felício

Conversa com Luís Felício

Integrado no projeto Encontro com Autores, realiza-se, no dia 25 de outubro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, uma conversa com Luís Felício que apresenta o seu novo livro de poesia “A Noite a Porta”.

Algarve

Portimão

Praia da Rocha recebe mais uma edição do OCR Police Challenge, a 31 de outubro

Praia da Rocha recebe mais uma edição do OCR Police Challenge, a 31 de outubro

O concelho de Portimão será novamente palco da final da OCR Police Challange, o maior circuito nacional da modalidade Obstacle Course Race que, este ano, terá lugar a 31 de outubro, a partir das 9h00, na Praia da Rocha.

Alentejo Central

Évora

IV Festival Internacional de Percussão de Évora

IV Festival Internacional de Percussão de Évora

A Associação e o Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” promovem nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2021 o IV Festival Internacional de Percussão de Évora, com direção artística de Vasco Ramalho.

Algarve

Lagos

Walk&Art Fest regressa a Barão de São João

Walk&Art Fest regressa a Barão de São João

.

Médio Tejo

Abrantes

19.ª edição da Feira Nacional da Doçaria Tradicional, de 22 a 24 de outubro

19.ª edição da Feira Nacional da Doçaria Tradicional, de 22 a 24 de outubro

A 19.ª Feira Nacional de Doçaria está de regresso à Esplanada 1.º de Maio, no centro histórico em Abrantes, com três dias dedicados à melhor doçaria tradicional portuguesa.

Grande Lisboa

Cascais

Deolinda de Jesus, apresenta novo álbum, dia 11 de novembro, com entrada gratuita

Deolinda de Jesus, apresenta novo álbum, dia 11 de novembro, com entrada gratuita

Em Dia de São Martinho, a tradição do fado renova-se no Lounge D do Casino Estoril que acolhe um espetáculo especial protagonizado pela fadista Deolinda de Jesus.

Península de Setúbal

Palmela

Concerto assinala 169.º aniversário da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”

Concerto assinala 169.º aniversário da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”

Integrando a programação “Outubro - Mês da Música”, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” realiza um Concerto Comemorativo do 169.º aniversário, dia 25 de outubro, às 21h30, na sua sede, em Palmela.

Pinhal Interior Sul

Vila de Rei

Halloween com sessão de cinema e caminhada noturna

Halloween com sessão de cinema e caminhada noturna

Nas noites de 30 e 31 de outubro, o município de Vila de Rei vai juntar-se às celebrações de Halloween com duas iniciativas distintas – uma sessão de cinema e uma caminhada noturna.

Península de Setúbal

Setúbal

Setúbal Custom Weekend 2021 junta milhares de motociclistas

Setúbal Custom Weekend 2021 junta milhares de motociclistas
Foto: CM Setúbal

Milhares de motociclistas estiveram na Avenida José Mourinho, este fim de semana, no Setúbal Custom Weekend, um dos maiores eventos da Península Ibérica dedicado à customização de motos.

Península de Setúbal

Setúbal

CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, chegou ao fim

CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, chegou ao fim
Foto: CM Setúbal

A edição de estreia do CLIT – Cinema em Locais Inusitados e Temporários, festival com a marca Festroia, terminou ontem, no Auditório Bocage, com a cerimónia de entrega de prémios e uma homenagem a Paulo Trancoso.

Península de Setúbal

Setúbal

“Calvário, uma vida de canções”, Fórum Municipal Luísa Todi

“Calvário, uma vida de canções”, Fórum Municipal Luísa Todi
Foto: CM Setúbal

O palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, recebeu este sábado à noite António Calvário para um musical inspirado na própria vida e cujo alinhamento incluiu os êxitos que o tornaram um dos artistas nacionais mais populares.

PUB