A Associação e o Conservatório Regional de Évora “Eborae Mvsica” promovem nos dias 5, 6 e 7 de novembro de 2021 o IV Festival Internacional de Percussão de Évora, direção artística de Vasco Ramalho com os seguintes orientadores/formadores: Miquel Bernat (Marimba), Vicky Marques (Bateria), Jeffery Davis (Vibrafone) , João Matos –Slalabá Tuka (Batukada), no Convento dos Remédios, Avenida de S. Sebastião , Évora. No dia 5 às 21h30 terá lugar o Concerto de Abertura com Drumming GP.
Drumming Grupo de Percussão emergiu no Porto em 1999 e desde então tem sido um dos principais impulsionadores da evolução da percussão erudita em Portugal e na própria cultura ocidental. Ganhou rapidamente a simpatia do público e das críticas, constituindo na atualidade uma referência na vida musical de Portugal, obtendo no seu currículo dezenas de atuações em todas as principais salas do país e também no estrangeiro com concertos realizados regularmente em Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Suiça, Rússia, Brasil e África do Sul. Sob direção de Miquel Bernat, percussionista e pedagogo de prestígio internacional, Drumming destaca-se pela singularidade da sua programação, com a variedade e diversidade de estilos e formação dos membros que o compõem, com projetos que vão da música contemporânea ao Rock-Jazz-World Music, à música de cena para teatro, ópera e bailado.
Miquel Bernat, percussionista, é um dos maiores dinamizadores da cena internacional, contribuindo fortemente para a divulgação e solidificação da percussão, abrangendo no seu trabalho os mais diversos tipos de música que vai desde o erudito, experimental com electrónica, até ao meio popular e vernacular, interagindo com diversas áreas artísticas. Estudou nos conservatórios de Valência, Madrid, Bruxelas e Roterdão, e frequentou o Aspen Summer Music Course nos Estados Unidos da América. Solista em diversos recitais por todo o mundo, destacam-se as estreias mundiais dos Concertos de Percussão de David del Puerto, César Camarero, Luis de Pablo, Mauricio Sotelo e Joan Guinjoan, como solista com a Orquesta de Cadaqués, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra de la Comunidad de Madrid, Orquesta Sinfónica de Murcia, Orquesta de la Radio Television Española (RTVE), Borusan Orchestra de Istambul, Cyprus Symphony Orchestra, MusikFabrik, Remix Ensemble,etc. Fundou no Porto o Drumming-GP, O Drumming-GP foi grupo residente do Porto 2001-Capital Europeia da Cultura. A sua carreira como pedagogo traduz na docência nos Conservatórios de Música de Roterdão e Bruxelas e na Universidade de Aveiro. Criou o primeiro curso superior de Percussão de Portugal na ESMAE do Porto. É também professor na ESMUC de Barcelona. Miquel Bernat é um apaixonado pela criação atual, assim como, um dos exponentes mais comprometidos com a expansão da arte da percussão.
O uso de máscara é obrigatório a partir dos 10 anos.