A execução do mural #08, iniciada na passada sexta-feira, foi concluída ontem, proporcionando a Lagos mais um excelente exemplo de arte urbana. Esta iniciativa artística, de temática geral "Liberdade", revisita os antecedentes do 25 de abril, os momentos históricos da revolução e as conquistas por esta proporcionadas. Em Lagos, a dupla criativa RUÍDO escolheu como subtema do seu trabalho o direito ao exercício de voto, sublinhando a importância dessa conquista democrática.
No último dia de execução do mural, o artista Draw dinamizou dois workshops de pintura: inicialmente com a participação ativa da Universidade Sénior de Lagos (Centro de Estudos de Lagos) e, posteriormente, interagindo com um grupo de crianças e jovens do projeto de Ocupação de Tempos Livres "Viver o Verão +IN (inclusivo)".
Esta iniciativa, à qual o município se associou, celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido nacionalmente pelo Turismo de Portugal. Este roteiro liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. Os 14 murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, composta por Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves), que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país. Até ao momento, foram concluídas oito obras (em São João da Madeira, Bragança, Caldas da Rainha, Vendas Novas, Vila Franca de Xira, Angra do Heroísmo, Castelo de Vide e Lagos), estando previstas as restantes quatro até ao final de outubro.
Vale lembrar que Lagos é uma referência no panorama da arte urbana, graças à qualidade e diversidade das pinturas murais produzidas ao longo da última década no contexto do projeto ARTURb, dinamizado pelo LAC – Laboratório de Artes Criativas, no qual Draw também já participou.
O Mural de Liberdade #08, dedicado ao tema "Primeiras eleições livres", pode ser apreciado ao vivo na fachada lateral poente do edifício da antiga Escola Básica n.º 2 de Lagos (antiga “Escola dos Bombeiros”), atualmente cedido a associações locais.