Uma comitiva composta por cerca de 30 autarcas de Barcelos, liderada pelo Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, deslocou-se no fim de semana a Manises, na região da Catalunha, Espanha, para participar na cerimónia de assinatura da Carta de Geminação entre as duas cidades.
Na ocasião, o Presidente da Câmara de Barcelos afirmou que “é uma honra e orgulho formalizar a geminação com Manises, uma cidade tão criativa, acolhedora e com um povo hospitaleiro”. Mário Constantino Lopes destacou que “esta geminação permitirá aprofundar os laços de cooperação entre os nossos concelhos, que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO, partilhando uma forte tradição na cerâmica e artesanato. Não é por acaso que Manises possui o Museu de Cerâmica e Barcelos tem um Museu de Olaria”, sublinhou o autarca.
“Estamos muito gratos e satisfeitos com a receção que Manises proporcionou à delegação de Barcelos e esperamos que todos os pressupostos desta geminação sejam cumpridos, promovendo o desenvolvimento de projetos e atividades que aproximem os nossos povos”, concluiu Mário Constantino Lopes.
O Presidente de Manises, Javier Mansilla Bermejo, também manifestou satisfação com o acordo de geminação, considerando-o “um marco muito importante para o nosso Município, aliado ao reconhecimento da UNESCO em 2021, como Cidade Criativa, no âmbito do artesanato e arte popular, aumentando as oportunidades para levar a cerâmica de Manises a mais lugares do mundo”. “Com a geminação com Barcelos, fortalecemos a nossa cidade e os nossos artesãos, expandindo a rede do cluster cerâmico de Manises com novas sinergias, desta vez com uma cidade portuguesa tão relevante”, acrescentou.
Após a cerimónia de assinatura da Carta de Geminação, o Presidente da Câmara de Barcelos foi convidado a presidir à abertura oficial da “Fiesta Internacional de la Cerámica de Manises”.
Carta de Geminação
No texto da Carta de Geminação, é destacada a vontade de partilhar objetivos e ações no contexto da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, no cluster do Artesanato e Arte Popular, devido ao contexto cultural identitário de ambos os territórios, especialmente no que respeita à tradição e importância das artes cerâmicas e oláricas nos dois concelhos.
Esta geminação dá continuidade às ações desenvolvidas entre os Municípios de Barcelos e Manises nos últimos anos, com o objetivo de promover relações de proximidade e colaboração institucional, associativa, empresarial, cultural, turística e desportiva de forma regular.
No documento subscrito pelos Presidentes dos Municípios de Manises e Barcelos, lê-se que esta Carta de Geminação tem “o intuito de dinamizar, fortalecer, preservar, partilhar e valorizar a herança cerâmica dos territórios, no contexto das redes internacionais, além de criar sinergias para a promoção dos argumentos diferenciadores de cada território”. Assim, serão futuramente estruturados programas de cooperação em diversas áreas de competência dos Municípios, tais como cultura, turismo, educação, desporto, empreendedorismo, economia, artes e ofícios e juventude.
Estão previstas ações conjuntas que valorizem ambas as Cidades no contexto da Rede Mundial das Cidades Criativas, bem como a apresentação de candidaturas conjuntas aos programas disponibilizados pela União Europeia.
Recorde-se que as geminações constituem parcerias formalizadas por municípios que decidem tornar pública a sua união e, numa perspetiva transnacional, promovem a troca de conhecimentos e experiências.