Após o reconhecido êxito da exposição da World Press Photo, patente até 16 de agosto, a histórica Lota de Portimão acolherá, entre 20 de agosto e 15 de outubro, as obras premiadas no Prémio Estação Imagem 2022 Coimbra. Esta iniciativa é tida como a mais importante do fotojornalismo na Península Ibérica e encontra-se entre as poucas globalmente dedicadas à reportagem fotojornalística.
O arranque desta mostra está agendado para as 18h30 de 19 de agosto, congregando as fotografias laureadas por um júri internacional. Este prémio está aberto a profissionais portugueses, galegos, oriundos de países africanos lusófonos ou de outras nacionalidades que operem nestes territórios.
No epicentro das temáticas deste ano estiveram o conflito na Ucrânia e a batalha contra os incêndios florestais. Adra Pallón, fotojornalista galego que em 2022 documentou vários incêndios em Portugal e Espanha, destacou-se na 13.ª edição com a sua série "Lume e Cinza". Por outro lado, Rui Duarte Silva, colaborador do semanário Expresso, triunfou na categoria Notícias com a peça “Ucrânia: Marcas da Guerra”.
Face a um ano carregado de desafios, nomeadamente a invasão da Ucrânia por tropas russas e os devastadores incêndios, outros fotojornalistas também foram reconhecidos: Leonel de Castro em Assuntos Contemporâneos, José Sarmento Matos em Vida Quotidiana, Brais Lourenzo Couto em Ambiente, Alex Paganelli em Retratos e David Tiago em Desporto.
Com entrada gratuita, esta exposição resulta de uma colaboração entre a Associação Cultural Música XXI, a Estação Imagem e a Câmara Municipal de Coimbra. O Município de Portimão associa-se como parceiro itinerante. Os horários para visitação são: de 20 de agosto a 3 de setembro – 19h00 às 24h00; de 4 a 23 de setembro – 16h00 às 21h00; de 24 de setembro a 1 de outubro – 14h00 às 19h00; de 2 a 15 de outubro – 10h30 às 16h30.