O Município de Esposende, em parceria com a empresa Bolt, lançou um sistema de bicicletas elétricas partilhadas. Este serviço, que proporciona aos residentes, turistas e visitantes uma alternativa de locomoção, disponibiliza 100 bicicletas espalhadas por 14 locais da cidade, entre os quais Apúlia, Fão, Esposende e Marinhas (Cepães). A utilização é simplificada: basta descarregar a aplicação móvel da Bolt, registar-se e proceder ao aluguer.
Esposende junta-se assim a outras cidades do distrito de Braga que já recorrem à micromobilidade da Bolt. Esta plataforma, de origem europeia e com presença global, nomeadamente em África, promove a substituição do uso do automóvel pessoal por soluções partilhadas. As bicicletas elétricas da empresa contam com funcionalidades de segurança, como um sistema de verificação de estacionamento e um teste noturno para avaliar o consumo de álcool do utilizador. Existe ainda o Modo Iniciante para quem está a começar a usar estes veículos, limitando a velocidade a 15 km/h.
Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, destaca que esta iniciativa, com duração de um ano, alinha-se com a estratégia municipal de incentivo à mobilidade suave e respeito aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por outro lado, Frederico Venâncio, da Bolt, enaltece a geografia de Esposende como ideal para a micromobilidade e vê no projeto uma oportunidade de conectar diferentes concelhos.
Com características geográficas favoráveis à utilização de bicicletas, Esposende tem apostado em iniciativas que promovem a mobilidade sustentável, incentivando o uso de alternativas ao automóvel. Uma destas iniciativas é o projeto E(co)stória, que organiza passeios em bicicletas elétricas pelo território de Esposende, possibilitando a muitos a experimentação destes veículos.