Numa organização conjunta entre o Município de Lagoa e a Swimrun Portugal, e depois da prova ter sido adiada no final do mês de outubro, a etapa SwimRun Lagoa, realiza-se no próximo domingo, dia 14 de novembro, uma oportunidade única de descobrir e percorrer a deslumbrante costa do concelho de Lagoa.
O desporto surgiu em 2006 quando a prova “Otillo” (que significa de Ilha para Ilha), teve lugar pela 1.ª vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo, nadando entre elas, numa distância total de 75 km, sendo que 10 km são de natação em águas abertas.
Envolve, portanto, múltiplas transições entre a natação em águas abertas, e a corrida, habitualmente em trilhos, com a particularidade de os participantes não mudarem de equipamento ao longo da prova. No Swimrun não há lugar a mudanças de equipamento como no Aquatlo ou Triatlo, o que significa que os atletas, correm com o fato de Neoprene adaptados especificamente para este desporto (menos denso nos braços e nas pernas permitindo uma melhor locomoção) ou com o fato tri-suit (vulgarmente usado no Triatlo). Outra opção viável é o uso de calções e t-shirt de compressão.
Iniciando-se na Ermida da Senhora da Rocha, os atletas irão percorrer inicialmente os trilhos do percurso dos 7 Vales Suspensos, eleito como o melhor destino de caminhadas da Europa, com vistas de cortar a respiração, passando no final pelo Caminho dos Promontórios, com chegada à pitoresca vila piscatória de Ferragudo.
Ao longo do percurso, irão observar inúmeras falésias e arribas, formações rochosas esculpidas das mais variadas formas e ainda explorar uma mão cheia de praias e grutas paradisíacas, algumas cujo acesso só é possível por mar, como o caso da Gruta de Benagil ou por túneis escavados pelo meio de impressionantes algares (poços naturais que ligam a superfície das regiões calcárias às galerias subterrâneas) como é caso da praia do Carvalho.