A Câmara Municipal de Loulé volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro, e este ano, com o mote “Mobilidade Sustentável: em Segurança e com Saúde”, a tónica assenta na sensibilização da população para a importância em aliar os hábitos de vida saudáveis às suas deslocações diárias, tendo em vista a criação de cidades mais amigas do ambiente e mais resilientes aos efeitos das alterações climáticas.
A Autarquia reforça o desafio para que, nestes dias, os munícipes realizem uma caminhada, um passeio de bicicleta ou outras atividades ao ar livre, e descubram os recantos mais bonitos do concelho, podendo ser este o primeiro passo para criar uma rotina diária nas suas deslocações, proporcionando uma melhoria na sua própria saúde mas também um contributo para alcançar a neutralidade carbónica até 2050, meta definida no nosso país e no contexto europeu.
A escolha do tema deste ano presta, assim, homenagem às dificuldades sentidas pela Europa – e pelo mundo – ao longo da pandemia da Covid-19, mas reflete também as oportunidades de mudança resultantes desta crise de saúde sem precedentes.
“Mova-se de forma sustentável! Seja saudável!” é o apelo deixado pela Câmara de Loulé, um dos municípios que tem vindo de forma crescente a implementar medidas e ações em resposta às alterações climáticas, entre elas medidas que respeitam à mobilidade.
A promoção da utilização de modos suaves – pedonal e ciclável – através de ações concretas como a introdução de bicicletas de uso partilhado nas escolas, a criação de redes cicláveis nos principais núcleos urbanos, a implantação de ciclovias e vias de uso partilhado, a criação da iniciativa Metrominuto.
Ainda a disponibilização gratuita para todas as faixas etárias dos Transportes Urbanos do Concelho de Loulé, que para além de apoiar a reativação da dinâmica social e económica, vem igualmente incentivar os munícipes a optar pelo transporte coletivo em detrimento do transporte individual, numa tentativa de reduzir a emissão de poluentes atmosféricos, principais responsáveis pelo aquecimento global do planeta. Na Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara deixa alguns dados sobre o impacto da mobilidade sustentável na saúde. Sabia que:
>> O transporte pode influenciar significativamente o estado da saúde mental e o bem-estar das pessoas? As deslocações entre 60 e 90 minutos têm o impacto mais negativo no bem-estar;
>> Uma caminhada de 30 minutos ou uma viagem de bicicleta, por dia, podem ajudar a melhorar a saúde mental?
>> As comunidades que vivem em áreas urbanas mais verdes têm maior probabilidade de relatar menor sofrimento mental e níveis mais elevados de bem-estar?
>> 20% da população da Europa está exposta a níveis de ruído, prejudiciais a longo prazo?
>> Os utilizadores de bicicleta, nas suas deslocações diárias, têm um risco 46% menor de desenvolver doenças cardíacas e um risco 45% menor de desenvolver cancro?