A 1.ª edição da Feira das Lambarices decorre entre os dias 8 e 17 de outubro na cidade de Águeda, em dez dias de grande animação.
É um evento que alia um forte cartaz artístico a uma saborosa componente gastronómica, onde cerca de trinta municípios, de norte a sul do país, estarão presentes para promover o melhor da doçaria tradicional de cada região, prometendo fazer as delícias da população local, regional, nacional e até internacional.
A programação artística é bastante eclética e inclui alguns dos nomes mais sonantes do panorama atual. São mais de vinte artistas durante dez noites de espetáculo:
8 de outubro (6.ª feira)
Deejay Telio
Plutónio
9 de outubro (sábado)
Djodje
Anselmo Ralph
10 de outubro (domingo)
Banda Alvarense com Miguel Angelo
11 de outubro (2.ª feira)
Piruka
Fernando Daniel
12 de outubro (3.ª feira)
Bárbara Tinoco
Os Quatro e Meia
13 de outubro (4.ª feira)
Álvaro de Luna
Bárbara Bandeira
14 de outubro (5.ª feira)
Rony Fuego
Calema
15 de outubro (6.ª feira)
Nuno Ribeiro
Ana Moura
16 de outubro (sábado)
Cláudia Pascoal
Miguel Araújo + convidados
António Zambujo e Tatanka
17 de outubro (domingo)
Orquestra 12 de Abril com Ala dos Namorados
A Feira das Lambarices irá decorrer na baixa da Águeda, perto do rio, e inclui a mostra de doçaria tradicional, com entrada livre e que terá lugar no pavilhão desportivo do GICA; uma zona com um parque de diversões; e o recinto dos espetáculos, ao ar livre, que inclui uma área de comida e bebida. O acesso aos concertos é feito através da aquisição de passes diários (a preços variáveis) ou de passes de dez dias, pelo preço de 40€, já à venda nos locais habituais.
Os passes já adquiridos para a data inicial do evento (3 a 12 de setembro) serão válidos para as novas datas.
A Feira das Lambarices nasceu de uma ideia da população de Vale Domingos, com base num projeto de integração social, tendo sido um dos Vencedores do Orçamento Participativo Nacional, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Águeda e do Ministério da Cultura.
Vale Domingos é uma aldeia do concelho de Águeda com apenas 300 habitantes que se transformou num exemplo efetivo de integração e inovação social. Uma história que merece ser conhecida e que foi distinguida pelo Presidente da República como um modelo de sucesso a aplicar, a nível nacional, pelo espírito de colaboração e entreajuda que se vive na comunidade e pela capacidade de mobilizar pessoas para um desígnio comum.
Uma das particularidades deste evento passa pelo envolvimento desta comunidade no seu planeamento, organização e logística, procurando promover experiências profissionais através da criação de bolsas de voluntariado para assegurar uma série de serviços essenciais.