O Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe a partir das 22h00 de 9 de julho o Pedro Jóia Trio, para uma viagem pelo fado, flamenco, música popular brasileira e jazz, sempre com um elevado nível de execução técnica e artística.
Considerado um dos grupos mais relevantes do atual panorama musical português, o trio é composto por Pedro Jóia na guitarra clássica, Norton Daiello no baixo e João Frade no acordeão, cujo virtuosismo de classe internacional é reconhecido aquém e além-fronteiras e será reforçado neste espetáculo com a participação de um convidado especial, Marcelo Araújo na percussão.
Em palco, os músicos irão propor uma bem-disposta incursão pelo Brasil e pela memória da guitarra portuguesa, pelo fado e pelo flamenco, com destaque para clássicos como “Verdes Anos”, de Carlos Paredes, ou “Bulerias”, de Paco de Lúcia, prometendo um jogo de dinâmicas infindáveis.
Nascido em 1970 e descendente de uma conhecida família de Portimão, Pedro Jóia desde muito jovem desenvolveu os seus estudos na guitarra clássica e flamenca, e é com este instrumento que tem revelado a sua qualidade e virtuosismo, patente em todos os trabalhos discográficos e nas atuações ao vivo por todo o mundo.
Vencedor de dois Prémios Carlos Paredes, o guitarrista desenvolveu uma linguagem instrumental sofisticada, que tem como universo musical a cultura ibérica e mediterrâneas.
A solo, em trio, como solista em orquestras ou formações de câmara, ao longo de uma já extensa carreira e com uma abordagem muito própria à sua arte, tem tido a aclamação do público nas mais prestigiadas salas de concertos e nos espetáculos que integrou ao lado de grandes intérpretes da música atual, como Resistência, Mariza, Yamandú Costa, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Simone, Bobby McFerrin, entre muitos outros consagrados.