O Centro de Investigação do Espumante, a instalar na Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), na cidade de Anadia, vai ser apoiado, numa primeira fase, pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, nomeadamente a aquisição de equipamento que ficará disponível ao serviço do mesmo. O anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, na sessão de inauguração da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) de Anadia, esta quarta-feira, 22 de junho.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de congratulação pelo anúncio do Secretário de Estado da Agricultura sobre o apoio financeiro para o Centro de Investigação do Espumante, recordando, no entanto, que “é necessário refletir sobre o apoio para a requalificação e a preservação do património devoluto que é propriedade do Estado”.
A FVV, que decorre até domingo, começou em grande, atraindo mais de oito mil pessoas ao recinto. O certame abriu com a atuação dos Xutos & Pontapés, no palco 1, e a Tuna da Universidade Sénior da Curia, no palco 1. Esta quinta-feira, a animação prossegue com António Zambujo, no palco principal, e a Orquestra Desigual da Bairrada, no palco “Sentir Anadia”. Diogo Piçarra e Tony Carreira, são os senhores que se seguem, na sexta-feira e sábado, respetivamente.
No domingo, último dia da FVV, a tarde é para os mais novos, com os espetáculos de Pocoyo, Os 3 Porquinhos e Super Wings. A noite será animada com as Marchas Populares, designadamente a Marcha da Paróquia de Óis do Bairro, As Adegas de São Lourenço, Marcha de São João de Samel, Marcha Avelãs no Coração e a Marcha convidada: Marcha de Santa Clara (Coimbra). As atuações têm início às 21h30.
O preço do bilhete diário é de 3,00€, com exceção do último dia, em que a entrada é gratuita. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Sénior têm um desconto de 50 por cento.