No primeiro dia da Feira Terras do Lince, dia 29 de julho, foi inaugurada a exposição de pintura e escultura “Um olhar sobre a obra de Bertino Cordeiro”, no Museu Municipal.
Presente na inauguração esteve a prima do artista falecido em 2014, Ana Lencastre, que agradeceu a oportunidade de mostrar a obra do seu familiar. Para esta mostra foram selecionadas 35 obras de um total de 16 mil que Bertino Cordeiro criou durante a sua vida.
O artista tinha raízes profundas em Penamacor, uma vez que os seus pais e duas das suas irmãs eram naturais da Vila, passando cá grandes temporadas até, em 1959, ir morar para Paris. Quem o conhecia diz que desde muito cedo mostrou aptidão para a arte e que tinha uma personalidade muito própria, humilde e que era muito dedicado ao trabalho. Além de pintura, gostava de música clássica, tendo estado ligado à Ópera de Paris e tendo a música inspirado muitas das suas obras de pintura e escultura. O importante legado que deixou pode agora ser visto até ao dia 15 de setembro no Museu Municipal.
O Presidente do Município de Penamacor, António Luís Beites Soares agradeceu à família esta oportunidade, referindo que o concelho fica engrandecido com esta exposição. De referir que a família de Bertino Cordeiro doou três peças para o espólio do Museu Municipal.