O evento Vila Madeiro, que decorre em Penamacor de 7 a 25 de dezembro de 2023, promete animar a vila com um vasto leque de atividades. Este ano, a agenda está repleta de concertos, mercado de natal, gastronomia, tasquinhas, exposições, espaços lúdicos para crianças, workshops e, como ponto alto, o maior madeiro de Portugal, que será aceso no dia 23. O programa completo está disponível em www.vilamadeiro.pt.
A inauguração, agendada para 7 de dezembro às 17h00, na Praça Nova do Ex-Quartel, contará com uma atuação dos alunos da AEC de música da Escola Básica de Penamacor, seguida da abertura da exposição de fotografia “O pôr-do-sol do Quartel Militar de Penamacor em 25 imagens”, de José Lopes Nunes. A noite de festa prossegue com as atuações de Virgílio Faleiro e da Estudantina Académica de Castelo Branco.
No dia 8 de dezembro, um cortejo de tratores transportará o Madeiro até ao adro da Igreja Matriz de Penamacor, com chegada prevista para as 13h00. A Orquestra Tradicional Cordinhas da Beira Baixa, coordenada pelo maestro Alexandre Pontes, e os fadistas Rodrigo Lourenço e Raquel Maria atuarão às 21h00 desse mesmo dia.
O grupo Pé na Terra animará o final de tarde de 9 de dezembro com um concerto às 19h30. O Mercado de Natal e a animação de rua continuarão a ser uma constante, complementados por diversos momentos musicais e culturais. Entre os destaques estão o concerto da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires no dia 10 às 16h00, o 7º Encontro de Cantares ao Menino e um Concerto de Natal da AMDF no dia 16, e a atuação do Orfeão de Castelo Branco no dia 17 às 16h00.
O evento incluirá também um passeio pedestre com plantação de sobreiros e um showcooking pelo Chef Marco Santos, ambos no dia 17. O acender do Madeiro, a grande atração, acontecerá no dia 23 às 23h59, precedido pelo concerto Shout Gospel às 22h30. Para encerrar o Vila Madeiro, um espetáculo circense está programado para o dia 25 de dezembro às 16h00.