Teve início a 40.ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. Na cerimónia de abertura, que ocorreu nesta sexta-feira, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, juntamente com outros elementos do Executivo Municipal, percorreu o recinto da exposição, cumprimentando todos os artesãos presentes e desejando-lhes prosperidade neste evento.
"O artesanato é uma das maiores expressões culturais do nosso município, motivo pelo qual Barcelos detém o título de Cidade Criativa da UNESCO na categoria de Artesanato e Arte Popular. A realização desta Mostra e de outras iniciativas semelhantes atestam que este setor tem um papel estratégico na afirmação de Barcelos no panorama nacional das artes populares", reforçou a vereadora Elisa Braga.
A exposição deste ano conta com cerca de cento e trinta stands, incluindo quatro pertencentes a outras quatro Cidades Criativas: Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha) e Porto Novo (Capital do Benim).
O evento prolonga-se até 6 de agosto, culminando com a Gala do Artesanato, que prestará homenagem a diversos artesãos locais.
Artesanato, entretenimento, gastronomia e música
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos reúne o melhor do artesanato e da arte popular a nível local e nacional. Mais de uma centena de artesãos e mais de 130 stands estão presentes no icónico Parque da Cidade, permitindo a interação direta e a visualização do trabalho ao vivo, complementados por um programa de entretenimento diversificado, destacando-se o folclore internacional e os concertos musicais com a presença da Banda Atlantis; Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea.
A gastronomia é outra atração deste evento. No recinto, existe uma praça de alimentação, resguardada pela sombra de uma copiosa vegetação, onde várias associações do concelho servem pratos e petiscos regionais, proporcionando jantares agradáveis a famílias e grupos de amigos.
Workshops criativos e trabalho em direto
Dada a previsão de tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma excelente oportunidade para conhecer em profundidade o mundo criativo dos artesãos de Barcelos, que na sua grande maioria estarão a demonstrar as suas técnicas ao vivo durante o evento. Paralelamente, e todos os dias, serão realizados workshops criativos em diversas áreas da atividade artesanal, com especial enfoque nos trabalhos em barro.
Nesta edição, será novamente realizada a “Gala do Artesanato” no último dia do evento, como forma de prestar homenagem aos artesãos do concelho.