O Município de Barcelos dedica o mês de outubro à música e ao peregrino, duas realidades que estão intrinsecamente ligadas ao território de Barcelos. A primeira, a música, pela massa critica e criatividade existente na comunidade barcelense neste “cluster” e a outra pelo facto de Barcelos possuir uma ligação umbilical do ponto de vista simbólico, histórico e cultural ao caminho de Santiago.
Neste contexto foram definidas várias atividades e ações entre os quais se destacam tertúlias jacobeias, caminhadas e o primeiro festival Internacional de guitarra. Atividades essas, que juntam agentes técnicos de cada um dos domínios, e que estabelecem pontes entre o caminho de Santiago e a música enquanto eixos de leitura e interpretação da história e património barcelense.
O programa inicia hoje, dia 5 de outubro, sob o mote “Música e Monumentos”, às 11h00, com o concerto da Banda Musical de Oliveira, no Largo Dr. Martins Lima.
No dia 12 de outubro, às 21h00, a Casa da Azenha é o local escolhido para a apresentação do livro “A peregrina no Caminho Português de Santiago de Compostela- caminho central”, de Cláudia Moura. Esta iniciativa resulta de uma parceria com a Associação ACB – Albergue Cidade de Barcelos.
Para comemorar o Dia do Peregrino, que se assinala a 13 de outubro, têm lugar duas iniciativas. Às 18h00, a inauguração da estátua “Galo Peregrino” do artista Adriano Faria, na rotunda da Avenida S. João, em Barcelinhos, sendo esta inciativa organizada pela Junta de Freguesia de Barcelinhos. Às 21h30 é a vez da tertúlia jacobeia “Peregrinando”, na Casa da Azenha.
Na sexta-feira, dia 15 de outubro, às 21h30, no Templo do Bom Jesus da Cruz assiste-se ao Festival Internacional de Guitarra da Cidade de Barcelos, que conta com o concerto de abertura de Diogo Carlos.
A programação do mês da Música e do Peregrino contempla ainda, no dia 16 de outubro, às 21h30, no Templo do Bom Jesus da Cruz, um concerto com Alex de Sousa e Fábio Fernandes.
No dia 17 de outubro, o dia começa às 9h30, com uma caminhada pelo Caminho de Santiago em Macieira de Rates. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Às 21h30, é a vez do Templo do Bom Jesus da Cruz receber o concerto de Antony Graham Devine.
A fechar o mês da Música e do Peregrino, no dia 20, o Templo do Bom Jesus da Cruz volta a ser esolhido, mas desta vez para um concerto de órgão de tubos ibérico pelo organista Sean Maxweel, às 21h30.
Esta aposta segue a linha da promoção cultural que tem animado a cidade nos últimos meses, levando às salas de espetáculos do Município propostas culturais para vários públicos.