A cidade de Braga destaca-se pelo seu ecossistema empreendedor, posicionando-se como um destino natural para o desenvolvimento de projetos na área da biotecnologia. Esta opinião é partilhada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que participou numa sessão da ExpoBiotec, evento que reúne no Forum Braga o melhor da investigação, da indústria e do ensino nas áreas da Biotecnologia e Bioengenharia.
Integrada na programação da Semana da Economia, esta iniciativa é promovida pelo Município de Braga em parceria com a Universidade do Minho, através do Departamento e do Centro de Engenharia Biológica, a Startup Braga e o INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, com o objetivo de impulsionar projetos de biotecnologia na região.
“Qualquer território deve aproveitar os seus recursos para sustentar uma estratégia contínua de desenvolvimento, alinhada com o crescimento económico. Neste aspeto, Braga distingue-se pela forte colaboração entre instituições como a Universidade do Minho, o IPCA e o INL, permitindo que as empresas utilizem esse conhecimento para gerar projetos inovadores e criar postos de trabalho, promovendo a realização pessoal e profissional”, afirmou Ricardo Rio durante o debate sobre políticas públicas no desenvolvimento do setor da biotecnologia.
A sessão, moderada por Simão Soares, presidente da P-Bio, contou também com a participação de Ricardo Simões, gestor de inovação da CCDR-N, Nuno Cerca, diretor do Centro de Engenharia Biológica da UMinho, e Jorge Pedrosa, do 2CA – Centro Clínico Académico.
Segundo Ricardo Rio, o Município de Braga pretende continuar a apostar nesta área, delineando estratégias conjuntas para aproveitar os recursos e linhas de financiamento disponíveis, visando o desenvolvimento de novos projetos. Entre os objetivos está a criação de infraestruturas laboratoriais para que as empresas possam desenvolver as suas ideias, bem como a promoção e reforço da visibilidade nacional e internacional, de forma a atrair investimento.
A ExpoBiotec faz parte da Semana da Economia de Braga, uma iniciativa promovida pela InvestBraga, em colaboração com o Município de Braga, centrada na “Inovação Sustentável, ESG e Gestão de Talento”, refletindo a dedicação da cidade às estratégias de desenvolvimento empresarial.