Mais de seis centenas de alunos do concelho de Setúbal participaram na 9.ª edição do Kid’s Guernica, um projeto artístico-educativo organizado pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, cuja festa de encerramento teve lugar esta tarde no Seixal.
A 9.ª edição do projeto, que promove os valores da liberdade, igualdade e paz, além de incentivar a criação artística, envolveu mais de cinco mil alunos das escolas públicas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da região. Estes estudantes apresentaram propostas para a pintura de um mural coletivo com o tema “50 anos do 25 de Abril”.
O desenho elaborado pelos alunos da Escola Básica Hermenegildo Capelo, em Palmela, foi selecionado como vencedor entre os 1035 trabalhos a concurso. Este desenho foi pintado numa tela com as dimensões da famosa obra de Picasso, “Guernica”, medindo 7,8 por 3,5 metros.
A tela começou a ser pintada na escola entre os dias 8 e 22 de maio e foi concluída esta tarde durante a festa de encerramento da 9.ª edição do Kid’s Guernica, realizada no Parque Municipal do Serrado, no Seixal. O evento contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.
A vice-presidente, que é responsável pelo pelouro da Educação, destacou a importância do projeto para promover a reflexão entre os jovens sobre “o significado do 25 de Abril, data histórica que marcou a conquista da Democracia e da Liberdade no país, pondo fim à repressão do fascismo e promovendo a Paz, ao acabar com a guerra nas ex-colónias e legitimar o direito à autodeterminação e independência dos povos em África”.
O projeto Kid’s Guernica foi iniciado em 1995 pelo professor de história de arte norte-americano Tom Anderson, a convite de Yasuda Tadashi, presidente da Associação Art Japan Network. A iniciativa tem como pano de fundo a obra icónica de Picasso, que retrata a brutalidade do bombardeamento que devastou a cidade basca de Guernica, realizado pelos alemães ao serviço da ditadura franquista durante a Guerra Civil Espanhola.
A AMRS dinamiza o projeto na região de Setúbal desde 2005, promovendo o envolvimento de crianças e jovens na criação de murais artísticos que simbolizam questões de Paz, realçando na comunidade escolar a importância da comunicação através da imagem.