À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai celebrar o Dia de S. Tiago, que se comemora a 25 de julho, homenageando o padroeiro dos peregrinos, alquimistas e cavaleiros. Esta celebração incluirá várias iniciativas destinadas aos peregrinos que percorrem o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.
Com o apoio da Associação Via Veteris e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, o município disponibilizará um posto de receção aos peregrinos junto à Ponte D. Luís Filipe, também conhecida como Ponte de Fão. Neste local, serão oferecidos fruta, água e postais alusivos à data.
No dia 25 de julho, os visitantes poderão também apreciar a exposição “Ecos do Caminho de Santiago”, da autoria de Vitor Machado, no Centro de Informação Turística de Esposende. Esta exposição é uma fusão entre arte contemporânea e a tradição do Caminho de Santiago.
Ao final do dia, pelas 20h00, no Albergue de São Miguel de Marinhas, será oferecido aos caminhantes e amigos do Caminho um lanche/jantar gratuito, que incluirá uma pequena tertúlia e terminará com a tradicional “Queimada Galega”.
No dia 27 de julho, sábado, será organizada uma caminhada entre o Marco do Caminho de Santiago, em Fonte Boa, e Castelo de Neiva, com passagem fluvial pela Barca do Lago. A concentração dos participantes está marcada para as 8h00 junto à Igreja de S. Tiago de Castelo de Neiva. As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo ser efetuadas através do portal de turismo www.visitesposende.com.
No âmbito da promoção e divulgação do Caminho Português da Costa, o Município de Esposende está a desenvolver uma campanha de sensibilização para alertar os peregrinos sobre questões de segurança, especialmente os perigos de caminhar fora dos itinerários certificados. Esta ação é complementada com sinalização específica para o atravessamento de vias rodoviárias perigosas, nomeadamente na Estrada Nacional 13.
O Caminho Português da Costa está devidamente certificado e sinalizado em Esposende com diversos marcos, placas e setas indicativas. Utilizado na Idade Média como uma rota para Compostela, ganhou maior relevância na Época Moderna. Atualmente, milhares de peregrinos percorrem este caminho, seja a pé, a cavalo, de bicicleta ou até mesmo de barco, seguindo as "setas amarelas". Entre os notáveis que podem ter seguido esta rota estão D. Afonso II, a Rainha Santa Isabel e o rei D. Manuel I, que atravessaram o Cávado pela Barca rumo a Santiago. Por todo o concelho, nos seus vinte quilómetros, desde Apúlia até Antas, são visíveis marcas da devoção e da peregrinação, como igrejas, alminhas e cruzeiros.
Desde a sua abertura em maio de 2011, o Albergue de S. Miguel, em Marinhas, tem registado um aumento constante na procura. Até ao final de 2023, acolheu um total de 41.432 peregrinos, maioritariamente estrangeiros, oriundos de países como Alemanha, Itália, Espanha, Chéquia, França e Portugal. Em 2023, registou-se um aumento de 16% nas pernoitas, totalizando 6.290 dormidas. Também o Centro de Informação Turística de Esposende registou um crescimento de 49% em 2023, com um total de 5.837 peregrinos atendidos.
Os Caminhos de Santiago são cada vez mais populares, tendo batido recordes em 2023. Nesse ano, 446.035 peregrinos chegaram à Oficina do Peregrino em Santiago de Compostela, comparados com 74.324 em 2003. Os espanhóis lideram com cerca de 200.000 peregrinos, seguidos por norte-americanos (cerca de 32.000), italianos (quase 29.000), alemães (24.000) e portugueses (20.968).
O Caminho Português da Costa, que atravessa o concelho de Esposende, é o terceiro mais percorrido, com mais de 52.000 peregrinos em pouco mais de cinco anos, superando os Caminhos Inglês, Primitivo e do Norte.