Esposende irá juntar-se a mais de 46 países europeus para celebrar as Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) nos dias 17 e 18 de junho. Esta iniciativa conjunta é coordenada pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives e pelo Conselho da Europa e, em solo nacional, a Direção-Geral do Património Cultural é a responsável.
O património, inalterável no tempo, abarca tudo aquilo que representa um valor cultural ou civilizacional, desempenhando um papel crucial na construção da memória coletiva e identidade de uma sociedade ou comunidade.
As atividades das JEA têm início no sábado, 17 de junho, pelas 21h30, com o espetáculo/visita "Sons com História", conduzido pelo Ensemble de Metais da Banda de Música de Antas, no Castro de S. Lourenço. Esta será uma jornada única ao Castro sob a luz de lanternas.
No dia seguinte, domingo, a partir das 10h00, ocorrerá a visita/conversa "CONversão… a Fénix da Arqueologia" no Centro Interpretativo de S. Lourenço. Nesta ocasião, os participantes terão a chance de aprender mais sobre a jornada dos objetos arqueológicos desde o momento de sua descoberta até a exibição. O debate, conduzido pela conservadora-restauradora e pela arqueóloga municipal, girará em torno do processo envolvido na descoberta de objetos perdidos no tempo que contam histórias. A inscrição é obrigatória até o dia 15 de junho.
Às 15h00, o Centro Interpretativo de S. Lourenço acolherá o workshop "Let’s rock no Canal!". Os participantes irão embarcar numa viagem de 300 mil anos, dedicada à descoberta recente de artefactos Paleolíticos no Canal Intercetor de Esposende. Sob a orientação do Professor Doutor Sérgio Monteiro-Rodrigues, da Universidade do Porto, os participantes aprenderão sobre a exploração de uma antiga paisagem marítima pelos grupos humanos que precederam a chegada do "Homem Moderno" à Europa. A lotação está sujeita à capacidade do espaço.
Todas as atividades têm entrada gratuita e o programa completo pode ser consultado online no site da Câmara Municipal de Esposende ou na página oficial das JEA, da Direção-Geral do Património Cultural.
Com esta iniciativa, o Município de Esposende espera contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere à contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, à valorização da diversidade cultural, bem como à consolidação dos esforços para proteção e salvaguarda do Património Cultural.