Mais de meia centena de pessoas participaram hoje na Caminhada Solidária Outubro Rosa, organizada pelo Município de Tarouca, com o objetivo de sensibilizar a população para a temática da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Uma verdadeira onda rosa percorreu cerca de 6 km pelos trilhos de Tarouca, aliando a participação no movimento “Outubro Rosa”, que nasceu para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama, à adoção de hábitos de vida saudáveis. Pelo caminho houve tempo para respirar ar puro, apreciar as cores do outono e até colher alguns dos seus frutos, como as castanhas.
O valor angariado com as inscrições reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O Cancro da Mama, se diagnosticado e tratado precocemente, tem uma taxa de cura superior a 90%. Segundo os dados estatísticos mais recentes (Globocan, 2021), em 2020, em Portugal, estima-se que mais de 7000 mulheres tenham sido diagnosticadas com cancro da mama, lamentando-se a morte de 1800 mulheres por esta doença. Cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolvem-se no homem.