O Plátano de Alijó, apelidado de "Árvore Grande", figura entre os 10 finalistas do concurso Árvore do Ano 2024 em Portugal, uma iniciativa da União da Floresta Mediterrânica (UNAC). Este concurso celebra árvores de significado cultural e natural, realçando a importância das árvores antigas na paisagem florestal portuguesa e na vida das comunidades locais.
A candidatura deste Plátano histórico, apresentada pelo Município de Alijó, foi selecionada pelo júri do concurso devido à sua impressionante longevidade e estatura, bem como pela rica história que partilha com a região de Alijó. Este Plátano, com 167 anos, atinge aproximadamente 35 metros de altura e o seu tronco tem cerca de sete metros de diâmetro, tornando-o um dos Plátanos mais notáveis do país e um marco antigo do concelho.
Classificado como Árvore de Interesse Público desde 1953 (Diário do Governo n.º 139, II Série, de 16 de junho de 1953), foi plantado a 25 de novembro de 1856 por António Pela-Gatos, sob as ordens de Joaquim Pinto de Magalhães, o 1.º Visconde da Ribeira de Alijó. A "Árvore Grande" é um símbolo vivido e celebrado em Alijó, tendo influenciado diversos aspetos da vida local, desde a denominação de produtos locais a ser o ponto de referência no brasão da freguesia.
Além de ser um ícone natural e histórico, a "Árvore Grande" também representa um marco cultural, inspirando nomes de produtos, grupos folclóricos e estabelecimentos comerciais. A árvore mais votada neste concurso nacional representará Portugal na competição europeia "European Tree of the Year". As votações estão abertas até 5 de janeiro de 2024 e podem ser realizadas eletronicamente através do site https://portugal.treeoftheyear.eu/Vote.