Samuel Úria, destacado cantautor português, será o protagonista da última edição de 2023 do evento “365 Dias de Romance - Conversas Literárias”, agendado para 9 de dezembro, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Palmela. Esta sessão, que contará com a moderação de Pedro Miguel Silva, promete um diálogo enriquecedor e será também transmitida ao vivo através da página de Facebook do Município de Palmela.
Nascido numa região entre o Caramulo e a Serra da Estrela, Samuel Úria tem vindo a marcar o panorama musical português com a sua fusão única de blues, influências punk, rock’n’roll e uma estética low-fi. Desde 2008, tem vindo a construir uma carreira notável, que inclui quatro LPs e dois EPs em nome próprio: “Canções do Pós-Guerra_solo” (2021), “Canções do Pós-Guerra” (2020), “Marca Atroz” (2018), “Carga de Ombro” (2016), “O Grande Medo do Pequeno Mundo” (2013) e “Nem Lhe Tocava” (2009). A sua obra estende-se ainda a projetos não oficiais e colaborações com a editora FlorCaveira, incluindo dois CD-R e um EP-R: “O Caminho Ferroviário Estreito”, “Em Bruto” e a “Descondecoração de Samuel Úria”.
Além de performances ao vivo que se destacam pela energia e memorabilidade, Samuel Úria é reconhecido pelo seu domínio e criatividade na língua portuguesa. Suas canções têm sido interpretadas por artistas renomados como Ana Bacalhau, Ana Moura, António Zambujo, Cindy Kat, Clã, Cláudia Pascoal, HMB, Marta Hugon e Miguel Araújo, consolidando sua posição como um dos mais influentes cantautores do século XXI. Recentemente, Úria expandiu seu talento para a composição de bandas sonoras, incluindo para a série da SIC “Prisão Domiciliária” e a peça “Cochinchina”, encenada por Sandra Barata Belo e baseada num conto de Afonso Cruz.