Inserido no programa de animação de verão “37.20”, o I Festival Confrádico realiza-se nos dias 16 e 17 de julho, no Largo da República, em Oliveira de Azeméis.
São 10 as confrarias participantes que darão a conhecer à população a genuinidade da cozinha tradicional e o sabor das várias iguarias que representam.
A gastronomia oliveirense será representada pela Confraria do Arroz e Sabores de Azeméis (entidade organizadora) e pela Confraria das Papas de São Miguel, duas embaixadoras da cultura gastronómica do concelho.
“Este será um momento privilegiado para os participantes divulgarem o melhor da genuinidade gastronómica portuguesa promovendo produtos únicos e diferenciadores junto do público”, afirma o presidente da autarquia, Joaquim Jorge.
Além das propostas das duas confrarias oliveirenses, à disposição dos visitantes estará uma diversidade de pratos confecionados associados à carne, ao peixe e à doçaria. Será possível apreciar, por exemplo, a Fogaça da Feira ou degustar os produtos apresentados pela Confraria da Raça Arouquesa ou as diferentes formas de confeção da abóbora.
A caldeirada de peixe e de camarão ajudará a abrir ainda mais o apetite dos visitantes. Também a Confraria da Pateira proporcionará ofertas gastronómicas bem como a Confraria do Arroz Carolino, a Confraria Gastronómica dos Açores e a Confraria Enogastronómica da Madeira.
Nos dois dias as “portas” do Festival abrem às 12h00.