Esta quinta-feira, 14 de julho de 2022, pelas 15h00, no auditório do Museu do Neo-Realismo em Vila Franca de Xira, terá lugar a apresentação pública da BF22 – Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira de 2022.
Na sessão será apresentado o programa curatorial e as candidaturas apuradas para a vertente de premiação nas categorias “Bienal”, “Concelho” e “Tauromaquia”.
A vertente curatorial será da responsabilidade de Ana Rito, artista visual, curadora, investigadora e docente universitária. É Doutorada em Belas Artes pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Desenvolve projetos que cruzam a prática artística e curatorial, sendo o seu domínio de especialização a performatividade da imagem movente e as dinâmicas do espectador, no seio do dispositivo expositivo.
Nesta vertente estão previstas duas exposições. Na Fábrica das Palavras teremos a coletiva “Não olhamos duas vezes a mesma imagem” e no Museu Municipal a mostra também coletiva intitulada “Diante-Dentro”, apresentando um conjunto de obras de artistas nacionais e internacionais que permite criar zonas de contacto e de diálogo. O programa curatorial inclui ainda seminários, visitas temáticas, workshops, programas para as escolas e exibição de filmes.
Para a vertente de premiação, foram recebidas um total de 68 candidaturas (entre 18 de abril e 6 de maio). Mediante a apreciação de um Conselho de Curadores estão selecionadas 11 para integrar a exposição no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira. Entre as 11 serão escolhidos e oportunamente apresentados os vencedores em cada categoria.
A exposição dedicada aos finalistas do Prémio BF22 decorrerá no Celeiro da Patriarcal de 12 de novembro de 2022 a 15 de janeiro de 2023, enquanto o Programa Curatorial estará aberto público entre 12 de novembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023.
A Bienal de Fotografia é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira desde 1989, que tem por objetivo a promoção e a divulgação da fotografia enquanto expressão artística, e constituir-se enquanto espaço de interação e participação cultural. Constitui-se com um dos mais importantes momentos do calendário cultural do Município, sendo considerada uma referência a nível nacional, no que concerne a eventos desta natureza.