No primeiro fim de semana de julho, o Colete Encarnado volta a Vila Franca de Xira, após interregno devido à pandemia, para celebrar o seu 90.º aniversário. É o regresso da Maior Festa do Ribatejo que nesta edição apresenta um conceito inédito: “Colete Encarnado: 90 Anos. 90 Dias. 90 Horas”.
Passados 90 dias com centenas de atividades, num programa cultural abrangente destinado a toda a família, chega a homenagem mais emblemática à cultura da Festa Brava e à força viva e referência da Lezíria, o Campino.
A cidade de Vila Franca de Xira viverá um espírito único de 90 horas intensas de festa, em que um dos maiores destaques é o reviver da história com a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, para a espera de toiros de domingo, de manhã. Esperam-se milhares de pessoas nas ruas, nas tertúlias e nos vários Espetáculos taurinos: as Esperas e Largadas de toiros; a Corrida de Campinos; a Garraiada e a Corrida de Toiros na Praça Palha Blanco.
A maior Festa do Ribatejo não vive sem música e por isso, com palcos por toda a cidade, perspetivam-se grandes concertos com destaque para os Expensive Soul; Quim Barreiros; DJ Goulart; Paulo Brissos e MT 80, na Sexta-feira. António Zambujo; Lucky Duckies; DJ’s Rich &Mendes (RFM); Oitentamente e Tributo a Xutos & Pontapés no sábado, dia 2 de julho. Por fim, Carminho e os fadistas de Vila Franca de Xira encerram as atuações do Colete Encarnado, no dia 3 de julho.
O início do Colete Encarnado assinala-se com o buzinão do barco varino, no dia 30 de junho às 6h00, em frente ao Jardim Constantino Palha. Esta inédita quinta-feira de Colete Encarnado inaugurará a exposição “90 Anos de Emoção” no Celeiro da Patriarcal às 18h00, e tem também como novidade o palco Sevilhanas.Com com o conceito street food na Av. Combatentes da Grande Guerra.
Sexta-feira, destaca-se o desfile de Tertúlias e Coletividades que rumam à Igreja Matriz para a tradicional Missa Rociera, este ano com o Coro Rociero Voces del Sur, seguida de atuação dos fadistas de Vila Franca de Xira na escadaria da Igreja.
No sábado, a Homenagem ao Campino e a entrega do Pampilho de Honra, às 16h00 no Largo da Câmara Municipal, e o tradicional Desfile de Campinos, Cavaleiros e Amazonas são alguns dos momentos mais aguardados. Com a noite da Sardinha Assada, as Tertúlias de portas abertas e animação musical por toda a cidade regressa o convívio e amizade entre todos os vila-franquenses e visitantes.
No dia 3 de julho, além da tradicional Corrida de Toiros e do fogo de artificio de encerramento, decorre às 10h00 o já referido destaque desta 90.ª edição do Colete Encarnado: a passagem de toiros e campinos pela Ponte Marechal Carmona, num momento que terá transmissão em direto no palco da Av. Pedro Victor nas redes sociais da Câmara Municipal. Por questões de segurança não será possível assistir no tabuleiro da Ponte.