No próximo dia 11 de dezembro, Cascais receberá uma distinção de elevado prestígio: a Bandeira de Honra. O Prof. Leite Ramos, representante da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, entregará este reconhecimento ao Presidente da Câmara Municipal de Cascais, numa cerimónia que simboliza o compromisso desta cidade com o ideal europeu.
Esta honra, pela qual Cascais se candidatou, é atribuída em Estrasburgo pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. Esta distinção visa realçar os municípios que se destacam na promoção dos valores europeus. Cascais foi escolhida devido ao seu empenho continuado na causa europeia, evidenciado por parcerias frutíferas com outras cidades do continente, a organização de eventos de carácter inspirador e a promoção de intercâmbios culturais de grande relevância.
A receção da Bandeira de Honra é um passo significativo para Cascais no seu percurso para alcançar o Prémio Europeu. A cidade já foi anteriormente agraciada com o Diploma Europeu e, com a obtenção da Bandeira de Honra, ambiciona agora conquistar a Placa de Honra. Este será um marco importante, pois só após receber esta terceira distinção Cascais poderá efetivamente candidatar-se ao cobiçado Prémio Europeu.
Programa
Dia 11 de dezembro:
09h30 – Cerimónia de entrega do Prémio “Bandeira de Honra” no Centro Cultural de Cascais.
09h45 – Discurso alusivo ao Prémio e ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.
10h00 – Discurso do Prof. Luís Leite Ramos.
10h15 – Leitura das mensagens alusivas ao Prémio das cidades geminadas com Cascais.
10h30 – Içar da Bandeira de Honra e das bandeiras europeias.
11h00 – 11h30 – Atuação do Coro de Câmara de Cascais.
11h30 – 12h00 – Entrevistas à comunicação social.