No passado domingo à tarde, o Auditório Bocage, em Setúbal, foi palco da sétima edição do Festival Internacional de Acordeon de São Sebastião, um evento que celebrou a arte do acordeão e homenageou o acordeonista Francisco Saboia. Este festival, organizado pela Associação de Acordeonistas de Portugal (AAP) em parceria com a Junta de Freguesia de São Sebastião e a Câmara Municipal de Setúbal, contou com a presença de vários artistas destacados.
As atuações de Tino Costa, Iurie Chiforisin e Leonel Mateus Quintento marcaram o evento com momentos musicais de alta qualidade. Um dos pontos mais emotivos foi a homenagem a Francisco Saboia, fundador e diretor da Casa Museu do Acordeão, em Paderne. Esta homenagem foi conduzida pelo vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, e pelo presidente da AAP, Nuno Soares.
Pedro Pina realçou o "extraordinário trabalho" da AAP na preservação da memória e na homenagem aos contribuintes notáveis para a história do acordeão em Portugal. Ele destacou o compromisso da Câmara Municipal de Setúbal em preservar o acordeão como parte do património cultural e imaterial da cidade e do país.
Luís Matos, presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, também enfatizou a relevância do festival, reconhecendo-o como um evento que, ao longo dos anos, tem oferecido momentos culturais de elevado calibre, com artistas de renome nacional e internacional, e contribuído para a democratização da cultura.