O encerramento, no Município de Vila Franca de Xira, da programação cultural integrada no Projeto Mural 18, promovido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), será com o espetáculo “The New Etnic Orchestra”. O espetáculo musical vai acontecer em Vila Franca de Xira no próximo dia 23 de outubro (Sábado), pelas 21h30, no Auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense.
Com a direção musical do maestro Telmo Lopes, “The New Ethnic Orchestra” – De Vila Franca para o Mundo foi concebido especificamente para este efeito, baseando-se numa viagem pela história e cultura do Município Vila-franquense e pelas suas características mais preponderantes. O espetáculo inspira-se no Rio Tejo, enquanto veículo de progresso e de cultura em toda a sua existência. O espetáculo é de entrada livre, cumprindo com as normas estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde.
A “The New Ethnic Orchestra” foi formada em 2015, tendo inicialmente tomado o nome de “Orquestra do Ribatejo”. Tem como objetivo principal a fusão da música portuguesa com ritmos e sons de diversas culturas de todo o mundo e é composta por diversos músicos e cantores residentes, em grande parte, com um percurso ímpar no panorama nacional.
O Mural 18 – programação cultural em rede –, decorreu desde janeiro até outubro deste ano, promovendo a união dos agentes culturais, municípios e cidadãos e a defesa da comunidade artística e do património cultural, imaterial e material dos 18 Municípios que integram a AML.