Feira de Sant’Iago, o maior certame a sul do Tejo, entrou na reta final, mas ainda há tempo para assistir aos concertos e outros eventos programados, aproveitar os divertimentos e provar a gastronomia, entre outras atividades.
O programa do Palco Sant’Iago proporciona, logo à noite, um concerto com os Capitão Fausto. Amanhã, há dois espetáculos no palco principal do certame, um com os ritmos cabo-verdianos da cantora Lura, o outro com as influências blues, folk e rock de Sean Riley & The Slowriders.
Sábado é a vez de atuarem os Amor Electro e no domingo o cantor popular Quim Barreiros encerra a edição deste ano do certame setubalense, dedicado nesta edição às “Praias de Setúbal” e que regressa após dois anos de ausência devido à pandemia.
O cartaz musical, um dos principais atrativos da Feira de Sant’Iago, de entrada gratuita, com concertos sempre a partir das 22h00 no palco principal, proporcionou espetáculos com diversas sonoridades para diferentes públicos.
Expensive Soul, na abertura, Nelson Freitas, sábado, Frankie Chavez e Cláudia Pascoal, domingo, e Voodoo Marmalade e Tiago Nacarato, na segunda-feira, foram os artistas que aqueceram as primeiras noites de verão nas Manteigadas.
Seguiram-se, terça-feira, um espetáculo dedicado ao fado, com os vencedores do Concurso de Fado de Setúbal a antecederem Ana Moura, e ontem à noite houve humor de Jorge Serafim e música de Valete.
A Feira de Sant’Iago 2002 dispõe ainda do Palco Encontros, que dinamiza eventos culturais todas as noites, incluindo uma homenagem a Zeca Afonso e a divulgação de diferentes culturas, além de espetáculos de cariz popular, fado e música do mundo, de promoção do talento jovem.
Além do programa dos dois palcos, o recinto da feira é animado com artes performativas e música, envolvendo companhias e grupos de teatro locais, grupos de samba, bandas filarmónicas e dixie e outro tipo de artistas.
A gastronomia, outro dos destaques do programa da Feira de Sant’Iago, está presente na entrada principal do recinto com o Espaço Enogastronómico a acolher, diariamente, mostras de produtos locais no Balcão dos Produtores e a realização de showcookings.
Luís Machado Luís Barradas, Daniel Ferreira e Maria do Céu Sales, Mauro Loureiro e Luísa Alves foram os chefs a cozinhar ao vivo e a dar a provar ao público, nos primeiros dias do certame, pratos típicos setubalenses e outros confecionados à base de produtos regionais.
Os showcookings, com bilhetes a três euros, realizam-se sempre a partir das 20h30.
A noite de hoje é dedicada ao programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, com um grupo de moradores a confecionar calulu de peixe.
Amanhã a ostra é rainha num conjunto de pratos confecionados pelo chef Fernando Raminhos e no sábado a dieta mediterrânea está em destaque com uma oferta variada de sugestões. O programa no Espaço Enogastronómico encerra com o chef Rafael Pombeiro a cozinhar arroz de salmonete e lula.
O Pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal é dedicado ao tema da edição deste ano da Feira de Sant’Iago, as “Praias de Setúbal”, e revela os motivos por que áreas como Albarquel, Figueirinha, Galapos, Galapinhos, Creiro e Portinho da Arrábida são reconhecidas pela beleza natural e elogiadas pelas condições excecionais de usufruto.
Uma exposição sobre os novos Serviços Municipalizados de Setúbal, que marca o lançamento do logotipo deste serviço, dá a conhecer o processo de transição do regresso do abastecimento de água à gestão municipal após 25 anos de concessão a uma empresa privada.
O Espaço das Freguesia, com um programa próprio, e Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, sobre os dez anos deste programa municipal, são outros destaques, enquanto no Pavilhão das Manteigadas é promovida a atividade empresarial, institucional e associativa.
O evento, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, no sábado das 16h00 às 02h00 e no domingo das 16h00 à 01h00.